A operadora Trident Energy do Brasil foi a convidada para o Webinar Petróleo & Gás, realizado pela Rede Petro-BC na tarde da última quinta (14), com o objetivo de acompanhar o status das atividades operacionais e as perspectivas de investimentos para os próximos anos, em especial para 2022.
Essa edição do Webinar foi dirigida por Glauco Nader, um dos coordenadores da Rede Petro-BC, que destacou o número recorde de inscritos no evento, agradeceu a presença de todos e aos patrocinadores Dassault Systems, AJVC, Jevin e Kempetro, e iniciou uma breve apresentação sobre a associação, seus objetivos e ações. Em seguida, Glauco apresentou Olivier Jahan, Gerente de Cadeia de Suprimentos e Logística da Trident Energy, para quem passou a palavra.
Olivier apresentou a Trident Energy, uma empresa que atua no Brasil desde julho de 2020, nos campos de Pampo e Anchova, composta por uma equipe experiente do setor, na ciência de operação e modernização de ativos maduros de petróleo e gás que, por meio de sua tecnologia, auxilia na descoberta de eficiências latentes, a fim de aumentar a produção e as reservas.
Jahan ressaltou que a Trident Energy possui uma forte política ambiental e de segurança da saúde e é a única operadora detentora de 100% dos contratos de concessão: 4 plataformas e 10 campos. A empresa tem projeção de grandes investimentos até o ano de 2023, é composta por um grande número de funcionários, entre empregados diretos e equipes de plataforma, e tem como objetivo construir uma base forte e estruturada para futuros investimentos e aquisições no Brasil.
Na sequência, Jahan falou sobre as conquistas e as melhorias em andamento nas plataformas PPM1, PCE1, P08 e P65, ressaltando retomadas de produção e ganhos com otimização de poços que estavam parados através de substituição de equipamentos defeituosos e otimização da injeção de químicos, garantindo a eficiência e a segurança nos processos, melhorando o desempenho e contribuindo para as questões ecológicas.
Destacou, ainda, que em um ano de atuação no Brasil, dada as condições de desgaste das plataformas e equipamentos, foi necessária a união de forças entre todos os profissionais que atuaram, sejam empregados diretos ou fornecedores, formando assim um grande time. “Nós já temos muitos bons fornecedores, mas precisamos sempre encontrar novos que possam trabalhar nos campos maduros, o que é diferente de trabalhar com instalações novas. Precisamos de fornecedores com flexibilidade e boas ideias para trabalharmos juntos na Opex e muitos outros projetos”, disse Jahan. Ele completou dizendo que, nesse segundo ano de operação, a empresa buscou a otimização dos custos junto aos fornecedores e desenvolveu projetos considerados prioritários, como a integridade das plataformas, subsea connexions para P08, intervenções para melhorias de produção, reativação de poços. Isso para iniciar o descomissionamento a partir de julho de 2022.
Para aqueles que tenham interesse em se tornar um novo fornecedor da Trident Energy Brasil, Olivier disponibilizou o e-mail fornecedores-br@trident-energy.com e falou sobre as etapas que vão do envio da apresentação, passa pelo registro até a avaliação das performances. Também mencionou sobre os encontros promovidos pela empresa com os compradores e fornecedores e que irá disponibilizar os convites dos próximos eventos para os associados da Rede Petro-BC.
O evento foi transmitido pelo Canal da Rede Petro-BC no Youtube. Assista ao Webinar na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=s9dnQ6vJ5dc.