A tarde do dia 29 de junho foi de muitas oportunidades no Hotel Royal Macaé Palace. A Rede Petro-BC, o SEBRAE-RJ e o Polo de Excelência Offshore promoveram a primeira Rodada de Negócios presencial de Petróleo e Gás em Macaé de 2022 com a participação de sete empresas âncoras: Engeman, Halliburton, Modec, Prolagos, SBM Offshore, Zurich Airport Brazil e 3R Petroleum.
A iniciativa visa gerar encontros que fomentem a realização de negócios entre empresas compradoras e fornecedores do setor de energia. O evento foi exclusivo aos associados da Rede Petro-BC e a interação com as empresas âncoras foi realizada pelos representantes que preencheram a demanda previamente.
O evento iniciou com a abertura pelo Coordenador Regional do Sebrae Norte Fluminense, Guilherme Reche, que destacou a importância da Rodada de Negócios para fomento da economia da região: “Muitos investimentos no Norte-Fluminense já estão acontecendo. Mais ainda estão por vir. É preciso que toda empresa esteja extremamente preparada para não deixar as oportunidades passarem”. O gerente ainda complementou sobre o papel constante do Sebrae na promoção deste tipo de encontro.
Em seguida, a palavra foi passada ao secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Rodrigo Vianna, que estava representando o prefeito de Macaé e destacou a importância do governo como agente facilitador para as empresas que geram trabalho e renda no que tange às questões estruturantes como a facilidade e a simplificação do licenciamento, além da importância da união de toda a cadeia: “As empresas estão pensando Macaé e região de forma transformadora para criar uma mercado competitivo. Esse evento representa isso. Além disso, estamos com expectativa de investimentos futuros com os leilões de energia previstos para setembro. A iniciativa privada deve constantemente conversar com o governo e vice-versa. O governo precisa atuar como um facilitador para quem produz, quem contrata e quem está preparado para prestar esse serviço”, apontou o secretário.
Guilherme passou a palavra para Maíra Campos, Coordenadora de Petróleo, Gás e Energia do Sebrae/RJ, que pontuou a importância da Missão Guiana, que ocorrerá no mês de outubro deste ano. Nessa missão, haverá ingresso à GBS, principal feira de petróleo & gás, participação em rodada de negócios, palestras, seminários, visitas técnicas às instalações, dentre outras iniciativas. “Fazer a internacionalização é justamente testar a sua comercialidade para outros mercados”, disse Maíra incentivando a participação das empresas no evento internacional.
Em seguida, o membro da coordenadoria da Rede Petro-BC e diretor da empresa Dinamus Consultoria, Glauco Nader, abriu o painel da Rodada de Negócios e iniciou a chamada para composição das mesas.
O encontro aproximou compradores e fornecedores, proporcionou uma rodada de esclarecimentos entre os empresários presentes e gerou negócios entre 84 empresas fornecedoras em 9 mesas de empresas compradoras, contabilizando 174 reuniões. A Rede Petro-BC estimula periodicamente eventos nesse modelo para garantir vantagens competitivas aos seus associados e o desenvolvimento de futuras oportunidades.