Telefone

(22) 2796-6122

E-mail

redepetro-bc@redepetro-bc.com.br

Endereço

Estrada Virgem Santa 657, Botafogo, Macaé(RJ)

Seminário com a Ocyan – Projeção de ampliação e novos contratos até 2025

Com a proposta de ao longo do primeiro semestre reunir seus associados com algumas empresas de segunda camada, na noite da última terça-feira (10) foi realizado o terceiro seminário presencial da Rede Petro-BC, dessa vez recebendo Vinícius Castilho, Diretor de Contratos da Ocyan, para apresentar sobre novos contratos.

O evento foi conduzido por Glauco Nader, membro da Coordenadoria da Rede Petro-BC, que iniciou agradecendo a presença dos convidados, associados e aos patrocinadores do evento, que são as empresas High Supply, Infotec, Jevin e OneNature. O seminário conta com o apoio do Sebrae e da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM).

A palavra foi franqueada à Maíra Fontenele, Coordenadora de Petróleo e Gás do Sebrae/RJ, que convidou a todos para a Rodada de Negócios que acontecerá no mês de junho. Essa é uma ação promovida pela Rede Petro-BC e o Sebrae, que trabalha para estimular o desenvolvimento de pequenas e micro empresas locais, em pareceria com outros parceiros da região por meio de soluções na área de gestão e de mercado.

Na sequência foi apresentado um vídeo institucional da Rede Petro-BC destacando seu volume de associados, sua missão e realizações em prol da promoção de novos negócios. Em seguida, Glauco Nader falou sobre o planejamento estratégico enfatizando a previsão dos próximos eventos, missões empresariais na busca de novas fronteiras exploratórias, demanda de negócios entre os associados, a pesquisa para identificação da representatividade da entidade em termos numéricos e outros assuntos gerais.

Vinícius Castilho iniciou sua apresentação falando sobre a complexidade de se definir o posicionamento da Ocyan em relação ao mercado devida à sua versatilidade ao oferecer soluções para toda a cadeia de upstream no Brasil e no exterior.

A Ocyan é uma empresa sustentável que preza pela segurança em primeiro lugar, constrói relações com clientes e parceiros focados na confiança e tem compromisso com a responsabilidade social. Atendendo demandas desde a perfuração ao descomissionamento, a Ocyan possui quatro frentes de negócios diferentes e interligados, que são: perfuração, serviços submarinos, produção offshore e manutenção e serviços offshore.

Com uma vasta pasta de clientes e parceiros, com nomes como Petrobras, PetroRio, Shell, Karoon Energy e outros, a Ocyan, que nasceu na área de manutenção, hoje tem em atividade dois FPSOs, cinco sondas em operação, administra centenas de projetos simultaneamente dentro de uma rotina de portfólio de serviços e contempla contratos na ordem de bilhões. Está em plena expansão de mercado com perspectiva de atender cerca de 26 plataformas nos próximos três anos, o que eleva seu número de integrantes de 200 para 3000 até 2025, e tem em seu planejamento estratégico a busca por novos contratos no exterior.

Quanto ao fornecimento, a Ocyan contrata diferentes tipos de serviços, que vão desde a contratação de mão de obra temporária, locação de equipamentos, locação de andaimes, até serviços de engenharia e logística. Para os próximos três anos, a empresa tem uma projeção de ampliar de 41 para 65 milhões de média consumo de serviços a serem contratados pela área de manutenção. As áreas de materiais de aplicação, equipamentos, consumíveis e ferramentais também terão bastante demandas. 

“Teremos um salto muito importante nos próximos anos e precisamos estar aqui, juntos de vocês, porque precisamos envolver fornecedores e tecnologia para atender nossos contratos.” Disse Vinícius, que completou dizendo que estão em busca de qualidade, produtividade e preço.

Os interessados em fornecer para a Ocyan podem fazer um pré-cadastro no portal, dentro do site da empresa, mas também é necessário um esforço comercial, para se aproximar das pessoas certas e estreitar relações com responsáveis de cada área de interesse. Normalmente a empresa vai ao mercado através de carta convite para fornecimento de serviço ou de material e a primeira sondagem é no banco de empresas pré-cadastradas.

Como incentivo à área de fornecedores, em 2022, a empresa lançou o projeto Prêmio Ocyan de Fornecedores, que é dividido em quatro categorias: fornecimento de materiais, Spare Parts, serviços onshore e serviços offshore. A ideia é através dessa premiação, inserida no programa de relacionamento com fornecedores, buscar valorizar as ações dos parceiros e incentivá-los a alcançarem níveis de excelência. 

Glauco Nader abriu para perguntas da plateia, que foram devidamente respondidas e, logo em seguida, fez o encerramento do evento agradecendo a disponibilidade dos convidados e de todos que participaram para o sucesso de sua realização.