Na noite da última quinta (28), a Rede Petro-BC promoveu mais um seminário com empresas do ramo de Óleo & Gás. O evento foi patrocinado pela JEVIN e contou com o apoio do SEBRAE e da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM).
O seminário aconteceu no auditório da UENF de forma presencial e recebeu a empresa convidada ENGEMAN, representada por membros de sua diretoria, que apresentaram seu status atual, perspectivas de investimentos, novos contratos, políticas de venda e possíveis demandas, que possam interessar às empresas associadas da Rede Petro-BC e gerar negócios.
O seminário iniciou com a participação dos representantes do SEBRAE. O coordenador regional do SEBRAE/RJ, Guilherme Resch, destacou os serviços em qualificações técnicas da instituição à disposição das empresas interessadas em se adequarem para melhor atender às demandas do mercado e a escolha da entidade como polo de excelência para o adensamento da cadeia de O&G em nível nacional, devido à sua expertise nesse segmento e o crescimento no setor econômico do Estado do Rio de Janeiro. Contemplam esse projeto a realização de uma série de rodadas de negócios e as visitas técnicas como a missão empresarial à Guiana, em fase de organização, e às instalações do Porto do Açu, em estudo de viabilidade.
Na sequência foi apresentado um vídeo institucional da Rede Petro-BC destacando seu volume de associados, sua missão e realizações em prol da promoção de novos negócios. Em seguida, Glauco Nader, mediador do evento e representante do comitê gestor da Rede Petro-BC, falou sobre o planejamento estratégico enfatizando a previsão dos próximos eventos, missões empresariais na busca de novas fronteiras exploratórias, demanda de negócios entre os associados, a pesquisa para identificação da representatividade da entidade em termos numéricos e outros assuntos gerais.
A palavra foi passada para Ricardo Hott, Gerente Regional Sul/Sudeste da ENGEMAN, que agradeceu pelo convite e expressou o desejo da empresa de colaborar e gerar possíveis novos negócios com os associados da Rede Petro-BC, num movimento de união de forças onde todos cresçam de forma unida. Prosseguiu dizendo que a ENGEMAN é uma empresa brasileira consolidada ao longo de seus quase 40 anos de atuação no mercado de Óleo & Gás, oferecendo serviços e produtos desenvolvidos com foco em seus clientes e que conta com uma equipe especializada, preparada para melhor atendê-los. Dessa forma ganha reconhecimento nacional e internacional por sua excelência em mão de obra para operações de processos industriais, manutenção industrial e montagem de equipamentos industriais em instalações terrestres e marítimas.
Segundo Ricardo, a ENGEMAN, desde que foi fundada no Recife, onde tem sua sede, formada por um grupo de profissionais altamente especializados e competentes, possui e mantém a filosofia de fazer muito com pouco, praticando preços competitivos com alto padrão de qualidade dos serviços e produtos oferecidos. Tem forte atuação no mercado nacional, assim como no internacional, e no ano de 2021 bateu recordes de contratos fechados e de faturamento, atendendo não só no mercado de O&G, mas também no da mineração, papel celulose e na indústria de alimentação.
Apesar de atentar aos outros segmentos e ter hoje mais de 50% de seu faturamento vindo do mercado privado, para falar da atuação da empresa no mercado de Macaé, onde atua fortemente junto à Petrobras e outras operadoras, com mais de mil colaboradores onshore e offshore, a palavra foi passada para Ricardo Rocha, Gerente Regional da ENGEMAN e em seguida para Sofia Beltrão, Gerente de Suprimentos da empresa. Eles reforçaram o amplo leque de atuação da ENGEMAN e apontam a qualidade nos serviços prestados, o bom relacionamento da empresa com seus clientes, parceiros, colaboradores e fornecedores como o segredo do sucesso para a consolidação da empresa ao longo de tantos anos.
Segundo Sofia, a empresa está sempre de portas abertas para receber novos parceiros e fornecedores. Aos que tiverem interesse, existe um canal de comunicação para quem quiser se cadastrar, que é através do site da empresa: www.engeman.net. Ela também apresentou alguns projetos e a projeção da empresa para os próximos anos e os gráficos apontam crescimento e possibilidade de novos negócios para os fornecedores associados da Rede Petro-BC, alguns já de imediato e outros para a partir do próximo semestre.
Algumas perguntas da plateia foram respondidas e logo em seguida Glauco Nader fez o encerramento do evento agradecendo a disponibilidade dos convidados e de todos que participaram para o sucesso de sua realização.