Na noite de quinta-feira (05), aconteceu a reunião de outubro do Comitê Gestor da Rede Petro-BC. O encontro presencial ocorreu na Firjan Senai Macaé e teve como destaques as ações que serão planejadas para o ano de 2024 e a apresentação do membro do Comitê Gestor, Glauco Nader, sobre as notícias do mercado de petróleo e gás, onshore e offshore. Glauco iniciou dando boas-vindas aos novos associados, com os representantes presenciais da Prisma e XP Investimentos.
NOTÍCIAS DO MERCADO
Ao abordar as principais notícias do mercado P&G, foram destacados a declaração da EQUINOR sobre a comercialidade de dois campos de gás no BM-C-33, Raia Manta e Raia Pintada, com volume recuperável de mais de 1 bilhão de barris de óleo equivalente de gás natural e condensado, e o novo plano estratégico da Petrobras, que repetirá US$3 bilhões para a Margem Equatorial.
PLANO ESTRATÉGICO
Na sequência foram avaliadas as ações previstas no plano estratégico de 2023, que aconteceram até agora, e reforçadas as que serão realizadas até o fim do ano, com destaque para as comemorações dos 20 anos da Rede Petro-BC, a caravana para a OTC Brasil, que acontecerá entre os dias 24 e 26 de outubro, no Rio de Janeiro e o stand na Mossoró Oil & Gas Expo, entre os dias 21 e 23 de novembro, em que a Rede Petro-BC estará presente.
O próximo evento agendado é a comemoração dos 20 anos da Rede Petro-BC, que é a maior rede de negócios do setor de petróleo e gás do Brasil com um pouco mais de 120 empresas. O aniversário é no dia 15 de outubro, mas a comemoração será em um evento corporativo no dia 19. Já está confirmada a presença do Gerente Executivo da Petrobras, Sr. Paulo Marinho, e do GG UO-BC, Sr. Alex Murteira. As empresas associadas receberão convite e algumas pessoas que desempenharam papéis importantes na história da Rede Petro-BC também serão convidadas.
Conforme o que ficou definido na reunião anterior, onde o mercado de perfuração e a abertura de novas fronteiras figuraram como os grandes objetivos a serem atingidos, alguns temas sugeridos para pautar o planejamento em 2024 foram decididos, contemplando os mercados de gás, onshore, de sondas e a qualificação profissional. A margem equatorial também é um mercado que oferece possíveis novos negócios e a viabilidade de atendê-la deve ser estudada.
Mapeados os eixos de interesse, a aproximação com algumas empresas e instituições, a presença da Rede Petro-BC em eventos e a abertura para novos mercados foram apontadas como tendências de estratégia. Após vasta avaliação, foram definidas algumas atividades para cada eixo estratégico, inclusive com a participação da Rede Petro-BC na OTC Houston (06 a 09 de maio), Bahia Oil &Gas Energy (21 a 23 de maio), Naval Shore (20 a 22 de agosto) e Rio Oil & Gas (entre 23 e 26 de setembro).
O quadro geral das ações propostas ficou assim:
MERCADO DE GÁS
· Evento com TECAB/ANP/GNA e Marlim Azul
· Visita técnica
MERCADO ONSHORE
· Bahia – O&G
· Petroshow – ES
· Live com ABPIP
· Eventos com as operadoras no RJ
MERCADO DE SONDAS
· Mapear associados Rede que são associados IADC
· Solicitar apoio da Petrobras
· Contatos individuais
MARGEM EQUATORIAL
· Acompanhamento
NAVEGAÇÃO
· Evento com ABEAM
· Evento com Tepor
· Participar da Navalshore
GUIANA/SURINAME
· Acompanhamento
· Seminário
QUALIFICAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE MÃO DE OBRA
· Articular com SENAI
· Pesquisa do ARH
A Rede Petro-BC também pretende estar presente nos eventos da SPE, que serão realizados no ano que vem. São eles: Workshop de Campos Maduros Offshore (Macaé/RJ – 21 e 22 de maio), Workshop de Segurança Operacional de Poços (Macaé/RJ – 20 e 21 de agosto), SPE Brazil FPSO Symposium (Rio de Janeiro/RJ – 26 e 27 de setembro e a III Corrida do Engenheiro (Macaé/RJ – 8 de dezembro).