Na noite de quinta-feira, 1º de junho, aconteceu a reunião mensal do Comitê Gestor da Rede Petro-BC de forma presencial, o que acontece a cada três meses. As notícias positivas do setor P&G e a participação da Rede Petro-BC nos últimos eventos, que fizeram parte do seu plano de ações, foram abordadas na pauta deste encontro.
NOTÍCIAS DO SETOR P&G
Algumas notícias importantes para o setor de petróleo e gás se destacam:
O leilão de grande porte que a PPSA está preparando com a produção dos contratos de partilha de produção dos campos de Mero, Búzios, Bacalhau, Sépia, Atapu e Itapu, informou a empresa em relatório divulgado na terça-feira (30). A previsão é que o certame ocorra no primeiro trimestre de 2024.
A decisão do Ibama de negar a licença ambiental para a Petrobras explorar a bacia da foz do Amazonas, na Margem Equatorial brasileira, que se for mantida a empresa terá de decidir onde aplicar os US$ 3 bilhões destinados para a exploração da área. Na revisão do Plano Estratégico 2023-2027, esses recursos poderão tanto impulsionar a transição energética quanto ajudar na volta da internacionalização da estatal, em busca de novas reservas.
O hub do gás natural e o cenário de Macaé como Capital da Energia foram acentuados em reunião entre o prefeito da cidade, Welberth Rezende e o diretor executivo de Exploração e Produção do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Júlio César Moreira. A cidade de Macaé está trabalhando a questão da produção de fertilizantes (que utiliza o gás como matéria prima), a fábrica de vidros e atratividades como o gasoduto Rota 5: “O gás é matéria prima dos fertilizantes, o Tepor está aqui com logística, temos a distância pequena da capital, diversos projetos estão sendo consolidados como ainda a ampliação do parque termelétrico. A rede de apoio e serviços já identificou e a cidade tem tudo pra explodir nos próximos anos. Macaé é uma Ferrari com esse potencial de matéria prima”, comparou o prefeito, assegurando a parceria com o IBP.
AÇÕES DA REDE PETRO-BC EM 2023
O BAHIA OIL & GAS ENERGY contou com 10 associados que participaram nos estandes 8 e 9, além de representantes de outras empresas associadas à Rede Petro-BC que também compareceram ao evento em Salvador, entre os dias 24 e 26 de maio. Esses dados denotam o interesse das empresas em buscar novos mercados além de consolidar seus negócios e aproveitar as oportunidades em Macaé. Essa foi uma grande oportunidade para conhecer o mercado onshore e as possibilidades de penetração naquele universo. Para os organizadores, o evento trouxe a Bahia de volta para o cenário Oil & Gas e o feedback foi muito positivo tanto em termos de negócios, através de rodadas, quanto de encontros paralelos. O SEBRAE estuda novidades que facilitem uma maior participação para futuros eventos.
Algumas ações futuras foram confirmadas como a realização de uma rodada de negócios no dia 26 de julho em parceria com o SEBRAE/RJ e realização da feira de Mossoró entre os dias 21 e 23 de novembro. A Rede Petro-BC estará participando da MECSHOW, Feira de Inovação Industrial 2023, que acontece entre os dias 8 e 10 de agosto, no Espírito Santo. A forma de participação está sendo estudada e em breve estará sendo divulgada aos associados.
PESQUISA DE AVALIAÇÃO DE INADIMPLÊNCIA DO MERCADO O&G
A Rede Petro-BC recebeu informações de inadimplência e problemas contratuais com algumas grandes empresas, prejudicando de forma significativa os fornecedores. Sendo assim, realizou uma pesquisa junto aos associados para entender essa inadimplência do mercado e avaliar possíveis ações e de que forma pode auxiliar nesse processo. Os associados podem se sentir seguros em relação às suas respostas, pois o sigilo dessas informações é garantido. As respostas não serão divulgadas de forma a preservar as empresa e as pessoas. Estratégias serão pensadas e compartilhadas com os associados em breve.
CATÁLOGO DE DEMANDAS
Reforçando o objetivo da Rede Petro-BC em gerar oportunidades de negócios, foi apresentado o montante de demandas geradas em maio, que foram 13, e o acumulado do ano de 2023, que já totalizam 73. As empresas internas e externas podem se informar sobre as demandas em aberto, apresentar suas demandas e verificar as demandas em aberto e as já atendidas acessando o painel de acompanhamento de demandas, onde constam os seguintes campos: empresas demandantes, empresas ofertantes, contato dos demandantes e demandas por mês.
ASSUNTOS GERAIS
O IBGE está realizando a pesquisa bianual sobre o perfil industrial das empresas da região. As informações são de forma geral e focam na capacidade produtiva e de que forma se dão os processos. O resultado é de grande interesse, pois revela a real imagem de nossas empresas e nos proporciona gerar ações estratégicas mais assertivas para o nosso perfil empresarial.