Telefone

(22) 2796-6122

E-mail

redepetro-bc@redepetro-bc.com.br

Endereço

Estrada Virgem Santa 657, Botafogo, Macaé(RJ)

Reunião do Comitê Gestor de abril de 2022

A satisfação pela indicação de José Mauro Ferreira Coelho para a presidência da Petrobras foi o assunto inicial da reunião do mês de abril do Comitê Gestor da Rede Petro-BC, que aconteceu na última quinta-feira (7).

No encontro, foram abordados diversos assuntos como o resultado da pesquisa de representatividade das empresas associadas da Rede Petro-BC, o planejamento estratégico com a previsão dos próximos eventos, demandas entre associados e outros assuntos gerais.

PERSPECTIVAS DO MERCADO

Diversos gráficos foram apresentados apontando as perspectivas diante da realidade atual do mercado de produção de petróleo no Brasil. Segundo dados divulgados pela ANP/SDP/SIGEP, em 2022, o estado do Rio de Janeiro segue com uma fatia de 83% desse mercado, a frente de São Paulo que detém 9%.

Ao analisar os gráficos com os 20 campos com maior produção total (Mboe/d) e o das frações recuperadas dos principais campos do pré-sal,verifica-se uma redução gradativa nas atividades na Bacia de Campos. Essa constatação não representa risco efetivo para as empresas fornecedoras de Macaé, pois elas permanecem atendendo as demandas locais e da Bacia de Santos.

PARCERIA SBM E EXXON

A contratação da empresa SBM Offshore para a construção do FPSO ONE GUIANA, que entrará em operação em 2025 no projeto Yellowtail, foi destaque nas notícias da reunião. O FID do projeto foi apresentado no último dia 4 e prevê que, após dois anos de operação, a empresa SBM irá transferir a propriedade e operação para a Esso Exploration and Production.

Cogita-se a possibilidade de convidar a SBM para o evento de lançamento da Missão Para Guiana a fim de apresentarem o panorama daquele mercado aos associados da Rede Petro-BC.

PETROBRAS DESISTE DA VENDA DO POLO MARLIM

A Petrobras anunciou o encerramento do processo de venda de 50% de sua participação no Polo Marlim após mais de um ano de estagnação na primeira fase. A operação de venda, que encontrava-se em fase não vinculante, não atrai propostas formais. Cogita-se que um dos fatores limitantes foi a decisão da Petrobras em manter-se como operadora do ativo.

PESQUISA

A Rede Petro-BC está realizando uma pesquisa junto aos associados com a finalidade de identificar a representatividade da entidade em termos numéricos no que diz respeito a faturamento, recolhimento de impostos e empregos gerados na região. Até a reunião, 68 empresas associadas tinham respondido ao questionário. Embora parciais, os números colhidos até o momento indicam uma participação robusta das empresas no mercado com cerca de R$ 1.509.500 bilhões em negócios, que representam mais de R$260 milhões de impostos e 3.661 empregos gerados. A proposta é promover uma campanha nas redes sociais divulgando a representatividade da Rede Petro–BC.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

No item aquecimento do mercado local o destaque vai para a reunião com a empresa ENGEMAN, confirmada para o próximo dia 28. No quesito novas fronteiras exploratórias seguem os preparativos para a Missão Para Guiana, que acontecerá em setembro, sendo que diversas outras ações estão sendo trabalhadas para a sua pré-realização.

Diversas outras ações estão sendo planejadas no campo das articulações institucionais de ordem governamental e empresarial, além da promoção de network entre os associados.

DEMANDAS EM MARÇO

Foi apresentado um balaço das demandas geradas pelos associados nesse ano. Só no mês de março foram 15 demandas, num acumulado de 28 até então em 2022. No ano passado chegou a um total de 112 demandas. Chamou-se a atenção para um grande número de oportunidades ofertadas que ainda não foram atendidas. Aos associados interessados, vale a pena conferir o sistema e verificar as possibilidades de negócios geradas.

MUDANÇAS NO IMPOSTO DE RENDA

O associado Adail Costa, da SOMEI Brasil, foi convidado para dar orientações sobre as mudanças no Imposto de Renda empresarial para o ano de 2022. As declarações devem ser entregues até dia 31 de maio e os declarantes devem estar atentos a alguns pontos como obrigatoriedade de CPF de todos os dependentes, riscos de duplicidades de declaração, preenchimento completo e correto de endereço, RENAVAM de veículos, número da matrícula de imóveis (CMC), com data de aquisição, metragem correta e, se existir registro, indicar em que cartório foi feito. É muito importante também verificar os itens que ficam dispensados de declaração.

Um bom planejamento pode ajudar bastante na hora de fazer sua declaração corretamente. Os interessados em mais informações podem entrar em contato com a SOMEI Brasil através dos contatos disponibilizados por Adail: Telefone: (22) 99621-3555 / E-mail: adailcosta@someibrasil.com.br.

ASSUNTOS GERAIS 

Para finalizar os tópicos de assuntos dessa reunião, alguns pontos gerais foram destacados como:

• O positivo encontro com Guilherme da GNA, que já está cadastrado no grupo do whatsapp da Rede Petro-BC, para poder participar das demandas, e que em breve fará parte do Comitê Gestor.

• A intenção de uma comitiva argentina de vir a Macaé, a fim de buscar conhecimento no mercado de O&G, e os possíveis negócios que poderão surgir dessa visita.

• A realização, no mês de maio, de um encontro on-line sobre a Missão Para Guiana e outro, dessa vez presencial, que está previsto para outubro.

• Maíra Campos, do SEBRAE, informou que será aberto edital para empresas interessadas em participar da Rio Oil and Gas. Falou sobre a mudança do local de realização do eventos e sobre a necessidade de adequação a um espaço muito menor do que o que antes era disponível.

• Sobre a realização da Brasil Offshore, existe um processo novo para a divisão do espaço interno. A Rede Petro-BC está aguardando o lançamento do edital de reforma do Centro de convenções, o que os representantes governamentais afirmam estar em fase final e ser de grande interesse do poder executivo municipal. Uma comitiva do México está se organizando para vir verificar a possibilidade de se realizar a feira em Macaé.

• A realização da OTC, que será no início de maio, também foi assunto.

MATÉRIA COM ASSOCIADOS

As empresas associadas sorteadas, que serão tema de matérias no site da Rede Petro-BC, foram:

• Setin-Man Servs Técnicos de Instrumentação e Manutenção Ltda

• GCOP Brasil Comércio de Equipamentos Ltda –ME

• Dismeter Comercial Elétrica Ltda

A assessoria de imprensa entrará em contato para agendamento das entrevistas.