Na última quinta-feira, 03/11/2022, ocorreu a reunião do Comitê Gestor da Rede Petro-BC referente ao mês de novembro. O encontro foi realizado de forma presencial no auditório do Senai Macaé, às 18h. Na pauta foram abordados assuntos como critérios de qualificação dos associados, últimas notícias do setor de petróleo e gás, elaboração da reunião do Comitê Gestor no mês de dezembro, juntamente com a confraternização, propostas e sugestões para 2023 e assuntos gerais.
A Rede Petro-BC está em fase de planejamento das ações para o ano de 2023. Pensando no crescimento e nas melhores formas de buscar negócios para os associados, a Rede Petro-BC está sempre aberta para dialogar e receber contribuições relevantes para o desenvolver a rede de negócios. Com isso, todos os associados foram incentivados a continuarem o preenchimento de sugestões, temas, propostas e melhorias para o ano seguinte até o dia 14/11.
Dentre os temas que foram expostos para serem votados e explorados para 2023 estão: transição energética, energia eólica, perfuração, gás natural, indústria onshore, mercado do Espírito Santo e novas fronteiras exploratórias. Além destas, também foram relacionados assuntos sobre SMS, potenciais obras de infraestrutura na região, como portos, pontes, usinas e empreendimentos que geram negócios para todos os ramos, plano de investimentos da Petrobras e operadoras privadas, mercado da Bacia de Campos e do Rio, análises de entidades do setor como Onip, construção do Porto Macaé e o aquecimento no mercado local, cadeia de insumos que os novos negócios da cidade exigem, gestão ambiental, projetos em Mossoró, no Rio Grande do Norte, abertura maior para acesso dos associados às ioc’s e o mercado do novo Porto e Termelétricas (Porto/UPGN).
Com o objetivo de aproximação, networking e fomento de negócios para empresas da Rede Petro-BC, algumas ações já tiveram resultados parciais divulgados como a visita direcionada ao Porto do Açu, sessões e rodadas de negócios nas cidades de Macaé e Rio de Janeiro, reuniões com operadoras e com grandes empresas, além de missões de explorações de outros mercados. O coordenador da Rede Petro-BC, Glauco Nader, relatou a tentativa de fazer com que os encontros sejam em sua maioria presenciais no próximo ano, como eram antes da pandemia. Pois facilita o desenvolvimento de um ambiente mais propício aos negócios.
A forma de participação dos associados na próxima edição da Brasil Offshore também foi discutida. A 11ª Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás está prevista para 2023 na cidade de Macaé e reúne diversas empresas do ramo de energia. A edição promete retomar os encontros presenciais do setor, que foram pausados no período de pandemia.
Também foi comentado sobre o acordo de cooperação entre a Rede Petro-BC e a Rede Petro Espírito Santo, e a possibilidade de associações em ambas as Redes, aceitando a individualidade de cada uma e mantendo a troca de informações, programação e participação em ações e eventos.
Sobre os eventos de encerramento do ano, estão previstas a confraternização dos associados por adesão, no dia 1º de dezembro, e a reunião de fechamento de 2022 com a participação da Petrobras a ser confirmada, no dia 06 de dezembro, no Hotel Royal.
As empresas associadas sorteadas para elaboração de releases para o próximo mês no site da Rede Petro-BC foram: Miranda Recuperadora de Crédito, Vieira Aguiar Advogados e Gonpetro Oilfield Supply.