A Rede Petro-BC vai estar na Macaé Energy 2024, evento que acontece, de 11 a 13 de junho, no Royal Palace Hotel, nos Cavaleiros. Esse foi um dos temas tratados durante a reunião mensal do Comitê Gestor da Rede Petro-BC, realizada na última quinta-feira, 6 de junho.
Além disso, os participantes discutiram os cenários e tendências do mercado onshore e offshore; a participação da Rede na OTC e na Bahia Oil & Gas, bem como ações da Rede Petro-BC nos próximos meses. A coordenação das atividades ficou a cargo de Glauco Nader, da Dinamus.
MACAÉ ENERGY 2024
O coordenador da Rede Petro – BC Glauco Nader, vai participar do Painel 1 – Novas Perspectivas para a Cadeia Produtiva, que contará com a participação do gerente de Procurement da Equinor, Cássio Dias, o diretor da Metroval, Paolo Fiorletta e CEO da EBSE, Marcelo Bonilha. O painel será realizado no primeiro dia do Macaé Energy 2024 (11 de junho), a partir das 10h30, no Royal Palace Hotel, no Cavaleiros. A Rede Petro-BC convida os associados a prestigiar a apresentação.
PERSPECTIVAS
O coordenador apresentou dados sobre o desenvolvimento de matrizes energéticas no Brasil e no Mundo. “O Brasil é o 9º maior produtor de Petróleo do Mundo. A perspectiva é que alcance o 5º lugar no Mundo até 2032. Estamos ganhando ainda mais relevância no Mundo”, destacou Nader.
LICENÇAS AMBIENTAIS
A definição sobre as licenças ambientais importantes (como a Margem Equatorial e a Bacia de Pelotas) somente deve ocorrer após a COP 30, que acontece em novembro de 2025.
FPSOs
O coordenador apresentou a perspectiva sobre ampliação da operação de FPSOs nos próximos anos, com a instalação de 20 novas unidade (confira o gráfico). A ANP projeta investimentos em exploração de petróleo e gás de US$ 1,96 bilhão para 2024. Cerca de 95% do valor é destinado às bacias offshore.
EVENTOS E FEIRAS
A participação da Rede Petro – BC em eventos e feiras atende ao seu plano estratégico de buscar novos mercados. OTC: o coordenador destacou que o bom momento do Brasil no exterior pode ser constatado durante a OTC. “O Brasil ocupa o maior espaço na feira. O evento contou com a participação de cerca de 1.200 brasileiros. É uma oportunidade de estar com quadros importantes de grandes empresas brasileiras, com tempo e disponibilidade para conversar. Foi muito produtivo”, destacou Nader, que destacou ainda a expansão de oferta de equipamentos chineses.
BAHIA OIL & GAS ENERGY
Realizada de 22 a 24 de maio, teve um estande de 36 m² em parceria com o Sebrae/RJ, compartilhado por 15 empresas associadas (Altura e cia, Armazém Offshore, Dietswell, Dinamus, DLC, Ecologika, Fujitec, Hidropartes, High Supply, Infotec, Jevin, LHR, MI Electric, Polar e Teknofil). Ao todo, o evento teve a participação de cerca de 30 empresas associadas. A estrutura organizada pela Rede Petro, em parceria com o Sebrae foi bastante elogiada pelos participantes. “O evento foi bastante movimentado, o balanço bastante positivo. O estande foi nota 1000”, elogiou Marcello Santos, diretor da Teknofil.
SERGIPE OIL & GAS 2024
De 24 a 26 de julho no Centro de Convenções AM Malls em Aracaju. Até o momento, cinco empresas associadas demonstraram interesse em participar (DLC, High Supply, Jevin, LHR e Teknofil).
GT DE QUALIFICAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE MÃO DE OBRA
O GT realizou a pesquisa para a identificação de competências necessárias a seu grupo de colaboradores. As informações estão sendo consolidadas e divulgadas em breve, assim como propostas de ações a fim de buscar soluções.
MATÉRIA COM ASSOCIADOS
Bella Vista, Conecta Automação Industrial e Elétrica, Globomar e High Supply Serviços e Construções foram as empresas associadas sorteadas que serão tema de matérias no site da Rede Petro-BC. A assessoria de imprensa entrará em contato para agendamento das entrevistas.