Telefone

(22) 2796-6122

E-mail

redepetro-bc@redepetro-bc.com.br

Endereço

Estrada Virgem Santa 657, Botafogo, Macaé(RJ)

Reunião do Comitê Gestor da Rede Petro-BC – Julho 2024 

Tendo em vista o crescimento e a representatividade que a Rede Petro-BC alcançou em 20 anos de atividades, o Comitê Gestor, reunido nesta quinta-feira, 4 de julho, iniciou a discussão sobre mudanças nos critérios de adesão. A finalidade é garantir a manutenção da qualidade dos membros da Rede, que conta atualmente com mais de 130 empresas associadas. O encontro teve cerca de 30 presentes, entre empresários e representantes de entidades. A coordenação das atividades ficou a cargo de Glauco Nader, da Dinamus. 

Novos associados da Rede tiveram a oportunidade de fazer a apresentação de suas empresas, durante a reunião, que também abordou o calendário de eventos do setor de energia, incluindo o Macaé Energy, e recebeu representantes do Sebrae para estreitamento de relacionamento e apresentação de projetos para o setor. 

CAMINHO DA QUALIDADE – Mediante a solicitação feita na reunião do Comitê Gestor, no mês passado, para que a entrada de novas empresas seja mais rigorosa, a coordenadoria da Rede Petro-BC, apresentou algumas propostas para serem analisadas. 

Após debate, ficou estabelecido que, antes de se definir os critérios objetivos, deveria se indicar o sentido de tais critérios, destacando-os em filtros qualitativos e quantitativos. Após votação, ficou definido pelo Comitê Gestor que os critérios serão definidos com base apenas em filtros qualitativos, não se estabelecendo limite ao número de empresas em determinado segmento ou mesmo no total de associados. 

Nas próximas reuniões, a coordenadoria da Rede Petro-BC, formada por Glauco Nader, da Dinamus Consultoria, Thadeu Paravidino, da One Nature, Mário Souza, Troyka Equipamentos e Serviços, além do Sebrae, apresentará propostas com os critérios com filtros qualitativos para análise do Comitê Gestor. 

Além da atualização dos critérios objetivos para a adesão, Glauco Nader destacou a necessidade de se definir critérios subjetivos para que o Comitê Gestor aprove ou não a adesão de novas empresas. Já o Sebrae apresentou a proposta de votação sigilosa por parte dos membros do comitê gestor. 

NOVOS ASSOCIADOS – Com a finalidade de conhecer de mais perto novos associados, o Comitê Gestor recebeu representantes das empresas: Caixa Atacado (gerente Antônio), Lüberfil (CEO Luiz Macário), Soluções Consultoria Empresarial (diretor Aurélio Lisboa) e RBW Serviços (diretora Andressa Pinho).

SEBRAE – Representando o Sebrae, o novo gerente de Energias e Conexões Empresariais, Marcos Vasconcellos, o coordenador Regional Norte Fluminense, Guilherme Reche e a nova coordenadora de Energias, Danielle Rodrigues destacaram a disposição de mudar a atuação de maneira estruturada, ampliar o apoio às empresas da cadeia do setor de energia e o papel estratégico da Rede Petro-BC para que se tenha êxito no processo. 

Há cerca de quatro meses à frente da pasta de Energia e Conexões Empresariais do Sebrae Rio, Marcos Vasconcellos, destacou o objetivo em comum com a Rede Petro, de gerar conexões e negócios e ressaltou o novo momento da relação com os associados. 

Para a coordenadora de Energias do Sebrae, Daniele Rodrigues, o momento requer que o Sebrae priorize a região e a Rede Petro-BC. 

“Queremos estruturar algo mais robusto com as empresas associadas à Rede que possuem um grau de maturidade mais elevado do que as empresas que estão entrando ainda para fornecer para o mercado de óleo e gás”, explicou Danielle.

EVENTOS E FEIRAS – A participação da Rede Petro – BC em eventos e feiras atende ao seu plano estratégico de buscar novos mercados.

MACAÉ ENERGY – Realizado de 11 a 13 de junho, o Macaé Energy contou com a participação da Rede Petro-BC, que realizou uma apresentação, com o coordenador Glauco Nader, no Painel 1 – Novas Perspectivas para a Cadeia Produtiva. “O Macaé Energy foi um sucesso e trouxe Macaé para a pauta de eventos”, comemorou Nader, destacando a necessidade de uma maior representatividade da terceira e quarta camada de fornecedores da cadeia de energia em eventos do setor.

A analista administrativa da Regional Norte Fluminense, Paola Bittencourt, apresentou números do evento, ressaltando a importância do retorno de eventos para Macaé. “Foram formalizados acordos para a formação de mão de obra com a Prefeitura de Macaé. Temos recebido um feedback muito positivo. O evento mostrou a importância da colaboração, das instituições estarem cada vez mais fortalecidas, ouvindo os associados”, destacou.

FEIRA DA ECONOMIA DO MAR – Durante as comemorações do Aniversário de Macaé (29 de julho) será realizada a Feira da Economia do Mar promovida pela Prefeitura, que contará com seminários, palestras e rodada de negócios. As programações estão sendo definidas. O espaço contará com 30 espaços de exposição. 

SERGIPE OIL & GAS 2024 – Até o momento, três empresas associadas demonstraram interesse em participar (DLC, ⁠Jevin, e Teknofil) do evento, que acontece de 24 a 26 de julho no Centro de Convenções AM Malls em Aracaju. 

MEC SHOW – A Rede Petro-ES cedeu duas vagas no Estande para associados para a Rede Petro-BC na MEC Show, Feira de Inovação Industrial do Espírito Santo, que acontece, de 6 a 8 de agosto, na Serra. Empresas interessadas foram informadas pelo grupo do WhatsApp da entidade e já negociam com a associação capixaba. 

VISITA TÉCNICA AO PORTO DO AÇU – Adiada por conta das chuvas, a visita técnica ao Porto do Açu foi confirmada para o dia 22 de agosto. Serão 40 vagas, em função de atendimento ao procedimento definido pela administradora do Porto. Em breve, as condições serão divulgadas no grupo de WhatsApp de associados da Rede Petro-BC.

NAVALSHORE – O evento voltado para o setor naval será realizado de 22 a 24 de agosto. A Rede Petro-BC vai  verificar o interesse de empresas associadas e estudar a implantação de uma caravana, de acordo com a demanda.

FGV X DESCOMISSIONAMENTO – No dia 18 de setembro, a FGV realizará evento de descomissionamento voltado para negócios. “Quem está fazendo, quem ganhou a licitação, performando, os problemas encontrados na área de subsea, valorização ambiental, na área portuária e contratação serão temas do evento”, explica Mauro Destri.

ROG-e – A Rede Petro-BC deve promover uma caravana empresarial para o ROG-e, antes chamado de Rio Oil e Gas, que acontece de 23 a 26 de setembro na Região portuária do Rio de Janeiro e contará com uma programação especial do Sebrae.

RODADA DE NEGÓCIOS – Em novembro, será promovida pela Rede Petro-BC a tradicional Rodada de Negócios em parceria com o Sebrae.
MOSSORÓ OIL & GAS – De 26 a 28 de novembro acontece o evento mais importante do mercado onshore do nordeste. A Rede Petro-BC deve negociar um estande na feira. O Sebrae está realizando planejamento para apoiar a participação de associados da Rede Petro-BC no evento.