Na noite da última quinta (2) aconteceu, de forma virtual, a primeira reunião do ano do Comitê Gestor da Rede Petro-BC. Um overview do ano de 2022, uma visão do cenário do setor de petróleo, o planejamento das ações para o ano que iniciou e eventos futuros foram alguns dos assuntos abordados.
CENÁRIO SETOR – PLANO NEGÓCIOS PETROBRAS
Sobre o Plano de Negócios da Petrobras, que foi parcialmente apresentado em novembro, foi destacado como seu primeiro objetivo o foco de redução de emissões de gases de efeito estufa. Isso, que é uma tendência mundial, no rumo da transição energética, impacta diversas estratégias da companhia e abre possibilidade de oferta de produtos e serviços que ofereçam soluções, que contribuam para a descarbonização das operações da Petrobras e das empresas de petróleo.
Não houve grande novidade no tocante ao plano de investimentos, que teve um ligeiro aumento de 15% em relação aos valores que vinham sendo praticados, retirando-se os afretamentos de FPSOs. O investimento total destinado à exploração e produção, que nos interessa diretamente, está em torno de 83% desse montante, o que representa cerca de 64 bilhões de dólares, sendo 67% desse valor destinado ao Pré-Sal. A companhia mantém como prioridade o desenvolvimento da produção e não a descoberta de novos reservatórios.
A expectativa da produção da Petrobras é alcançar 3,1 milhões de barris por dia, superando a produção atual que é em torno de 2,6 milhões. O investimento para exploração será em torno de 6 bilhões de dólares sendo que a margem equatorial receberá 49% dos investimentos enquanto as 3 bacias do sudeste terão 45%. Isso gera a necessidade de uma discussão sobre o impacto do surgimento do Pré-Sal nas empresas de Macaé, que necessitarão começar a expandir suas fronteiras para atender os mercados além das bacias do sudeste.
Existe uma previsão da Petrobras para os próximos 5 anos de trazer cerca de 5 novas unidas FPSOs para a Bacia de Campos e assim crescer a produção de 700 mil para 900 mil barris, com uma perspectiva de investimento de 8 bilhões de dólares. No total estão previstos para os próximos anos 18 novos FPSOs da Petrobras e 6 de outras empresas entrando em operação, além de cerca de 33 sondas e 31 novos barcos de apoio ainda em 2023, aquecendo o mercado de Macaé.
OVERVIEW DOS ASSOCIADOS DA REDE PETRO-BC
A Rede Petro-BC está num momento crescente e encerrou o ano de 2022 com um montante de 124 associados, sendo que cerca de um quarto desse quadro é de empresas de fora de Macaé. Foram 32 novas adesões e apenas 5 empresas que se desligaram. Desse total são 90 empresas em Macaé, 11 no Rio de Janeiro e 22 na Bacia de Campos, de várias cidades.
Segundo a pesquisa de representatividade, esse número de empresas denota um poderio econômico de cerca de 1,5 bilhões em faturamentos. A perspectiva é que esse montante dobre a partir desse ano elevado a expressão da Rede Petro-BC de forma significativa e relevante. Os resultados são bastante importantes e positivos, mas estima-se que esse montante seja ainda muito maior já que apenas cerca de 60% dos associados participaram da pesquisa.
Graças aos resultados atingidos até aqui, a Rede Petro-BC foi convidada a participar do grupo de entidades que irão se reunir com o novo Ministro de Minas e Energias, Alexandre Silveira, para apresentar e ajudar a formar uma visão atualizada sobre o mercado de petróleo e gás no Brasil. Isso é uma conquista e mostra a seriedade do trabalho que temos desenvolvido até aqui.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO REDE PETRO-BC
O plano de ações para 2023 foi apresentado com base nos resultados da pesquisa feita no fim do ano passado com os associados, que apresentaram sugestões de grande relevância. Muitas não estavam dentro do foco da associação ou fora das nossas condições, mas o comitê gestor agradece a todos que participaram.
TEMAS PRIORITÁRIOS
Dentre os temas prioritários destaca-se a importância de se aproximar das empresas de perfuração e Drilling. Essa é uma atividade muito importante que tornou a crescer no mercado com a chegada de novas sondas. A ideia é que as principais empresas sejam convidadas para participarem e se apresentarem nos eventos periódicos promovidos pela Rede Petro-BC. Para isso fizemos contato e propomos parceria com o IADC, que é a associação que reúne essas empresas.
Monitorar e acompanhar o desenvolvimento das novas fronteiras exploratórias também faz parte de nossas prioridades, como a margem equatorial, observando como será o processo de perfuração, suas descobertas e suas expectativas. Faz parte dessa estratégia seguir acompanhando o mercado da Guiana, para onde novas missões estão previstas para esse ano. Acompanhar o mercado onshore e a participação em feiras também são prioridades.
ACESSO AO MERCADO
Seguirão acontecendo eventos com empresas de segunda camada. Rodadas de negócio, sessões de negócios com empresas associadas da Rede Petro-BC, realização de eventos com EIC, no Rio de Janeiro e em Macaé, visitas técnicas e a participação em feiras como OTC Brasil, MEC Show, Naval Offshore e Mossoró Oil & Gas são ações que seguirão fazendo parte de nossa estratégia para promover o acesso ao mercado.
MELHORIAS INTERNAS
Ações de ordem interna também farão parte das estratégias da Rede Petro-BC visando intensificar os negócios entre os associados, divulgar suas demandas. Para isso foi disponibilizado no site da Rede Petro-BC o acesso a uma planilha de Power BI com o nome das empresas associadas, seus produtos, serviços e seus contatos. Como forma de fortalecer a divulgação de nossas empresas como um grupo de fornecedores altamente qualificado, trazendo assim novas demandas, uma nova campanha de marketing será lançada para o público externo. A oxigenação do comitê gestor através de uma ampliação de vagas e mudanças de participantes, a intensificação das relações com a Rede Petro-ES, o fortalecimento de parcerias com entidades como o SEBRAE e a realização de eventos informais não poderiam ficar de fora.
MEC SHOW 2023 – PARTICIPAÇÃO REDE PETRO-BC
A Rede Petro-BC foi convidada a participar da edição 2023 da Feira de Inovação Industrial, MEC SHOW, entre os dias 8 de 10 de agosto, no Espírito Santo. Essa participação está em total sintonia com as propostas citadas anteriormente de diversificação e expansão para novos mercados e intensificação das relações com a Rede Petro-ES. Vale ressaltar que o ES está expandindo no mercado de O&G com a chegada de 3 empresas que adquiriram ativos da Petrobras, atuando em projetos de acréscimos na área de exploração e completação de novos poços. A participação é importante, seja como expositor ou não, mas a ideia é que a Rede Petro-BC tenha sua presença como participante. Mais próximo do evento algumas possibilidades serão trabalhadas como a de se organizar uma caravana para levar representantes de empresas daqui para o evento, cuja participação faz parte do planejamento da Rede Petro-BC.
EVENTO REPENSAR MACAÉ
Na próxima quarta-feira, 8/2, a partir das 16 horas, no Hotel Royal Macaé acontecerá o evento MACAÉ, FUTURO E CENÁRIO ECONÔMICO, com a participação de Bruno Serra, Diretor de Política Monetária do Banco Central (BC) e de Roberto Ardenghy, Presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e gás (IBP). O intuito é trazer um entendimento macroeconômico da conjuntura econômica nacional, suas perspectivas e o setor de petróleo dentro dessas perspectivas. Nosso comitê julga ser de grande importância que a Rede Petro-BC tenha participação expressiva com o máximo de associados que puderem comparecer, afim de acessarem informações mais qualificadas e poderem traçar suas estratégias, além de fazer a manutenção da participação da nossa associação e fortalecer seu reconhecimento, como já vem acontecendo em esfera municipal, estadual e nacional, através de sua articulação e participação perante instituições de grande representatividade e relevância.
PESQUISA DE REPRESENTATIVIDADE REDE PETRO-BC
A Rede Petro-BC, nos próximos dias, estará enviando a seus associados a pesquisa que pretende medir o tamanho de sua representatividade mediante a observação do faturamento, número de funcionários e volume de impostos pagos em 2022 das empresas que compõem seu corpo de membros. É de suma importância participar e incentivar a participação de todos devido a ao volume e a projeção que esses dados podem levar a Rede Petro-BC a atingir.
CATÁLOGO DE DEMANDAS
Reforçando o objetivo da Rede Petro-BC em gerar oportunidades de negócios foi apresentado o somatório total de demandas em 2022, acumulando um total de 172, e o montante gerado em janeiro de 2023, que já somam 16. As empresas internas e externas podem se informar sobre as demandas em aberto, apresentar suas demandas e verificar as demandas em aberto e as já atendidas acessando o painel de acompanhamento de demandas, onde constam os seguintes campos: empresas demandantes, empresas ofertantes, contato dos demandantes e demandas por mês.
SORTEIO ASSOCIADOS
As empresas associadas sorteadas para elaboração de releases para o próximo mês no site da Rede Petro-BC foram:
• L GOMES COM E SERVIÇOS
• Venâncio & Baptista advogados associados
• RCQ Ensaios
• DEEPWATER do Brasil