A reunião mensal do Comitê Gestor da Rede Petro-BC, realizada nesta quinta, 11 de abril, destacou as demandas ofertadas no primeiro trimestre, as ações realizadas no mês de março e a preparação para eventos programados para o 1º semestre de 2024. A coordenação das atividades ficou a cargo de Thadeu Paravidino, da One Nature.
NOTÍCIAS DO SETOR
Petrobras lança edital para contratação de barcos de apoio com apenas 40% de conteúdo local – Na última semana, a Petrobrás anunciou que contrataria 12 embarcações de apoio do tipo PSV (Plataform Supply Vessel, Embarcação de Suprimento às Plataformas). A Petrobras lançou o tão aguardado edital para contratação dos 12 navios de apoio. Com ele, o banho de água fria: as unidades terão apenas 40% de conteúdo local.
Petrobras anuncia descoberta de petróleo em águas ultraprofundas da Bacia Potiguar – A Petrobras informou nesta terça-feira (9) que descobriu uma acumulação de petróleo em águas ultraprofundas da Bacia Potiguar, no poço exploratório Anhangá, próximo à fronteira entre os estados do Ceará e Rio Grande do Norte, na Margem Equatorial brasileira.
EVENTOS E FEIRAS:
Rodada de Negócios Global Ship: realizada no dia 26 de março, a rodada de negócios entre associados da Rede Petro-BC e a Global Ship teve um balanço positivo de acordo com o Comitê Gestor. Os participantes do evento destacaram a postura profissional da empresa baiana.
“Esse é um case muito bom, pois a empresa que chega tem a oportunidade de se relacionar com uma rede de fornecedores desenvolvida e qualificada. Levaria muito mais tempo e recursos para buscar cada fornecedor” destacou o coordenador da Rede Petro, Thadeu Paravidino.
VITÓRIA PETROSHOW: os associados da Rede Petro – BC tiveram uma presença marcante no Vitória PetroShow. Os participantes elogiaram a organização do evento e o local escolhido para o estande, que reuniu onze associados.
“É uma feira bastante direcionada. Além da geração de negócios e da prospecção de potenciais clientes – que é a razão de ser do evento – também foram realizadas palestras de altíssimo nível, de profissionais e entidades relevantes como a ANP”, elogiou Mauro Destri, da Destri Energy.
VISITA TÉCNICA AO PORTO DO AÇU ADIADA: a visita técnica ao Porto do Açu, que seria realizada no dia 10/4, teve que ser adiada para maio, em função do mau tempo. Uma nova data será divulgada em breve no grupo de divulgação da Rede Petro-BC.
PARTICIPAÇÃO NA OTC HOUSTON: 16 empresas associadas já garantiram a participação na Offshore Technology Conference – OTC Houston 2024, que será realizada de 6 a 9 de maio: Altus, AM Souza, Bellavista, Dietswell, Dinamus, DLC, Geoforce, High Supply, Infotec, JN Engenharia, LKL Group, M&I Brasil, Macnor, Oil States, One Nature e Onze Offshore são as empresas confirmadas até o momento.
“Já temos vários eventos mapeados e contamos com o apoio do Sebrae para organizar a nossa agenda. Vou à OTC desde 2011 e tenho certeza de que ganhamos relevância ao nos apresentarmos como rede. É um evento em que temos a possibilidade de fazer um network muito bom, com altos gerentes e executivos que não encontramos todos os dias. O Brasil sempre chama a atenção. A ideia é ter um direcionamento melhor”, detalhou Paravidino.
BAHIA OIL & GAS ENERGY: atendendo ao seu plano estratégico de buscar novos mercados, a Rede Petro-BC se prepara para participar de mais uma edição da Bahia Oil & Gas Energy 2024, que acontece de 22 a 24 de maio, no Centro de Convenções da capital baiana. A Rede contará com um espaço de destaque no evento, contando com dois estandes, totalizando 36 m² e pé direito de 2,5m. Ao todo, 15 empresas estão confirmadas: Altura e cia, Armazém Offshore, Dietswell, Dinamus, DLC, Fujitec, Hidropartes, Infotec, Jevin, LHR, MI Electric, Polar, Teknofil e West Group.
“A nossa estrutura será o dobro em relação a 2023, quando contamos com um estande de 18m² e estivemos presentes com 11 empresas. Vamos dispor de uma estrutura mais aconchegante para os nossos associados, graças ao apoio do Sebrae”, explicou Verônica Fang, da Rede Petro.
SELO MEMBRO ASSOCIADO: o Comitê Gestor da Rede Petro-BC definiu o selo que será disponibilizado para os associados como membros. O selo poderá ser utilizado de forma física ou virtual, nas redes sociais, assinaturas de e-mails, por exemplo.
(arte do selo escolhido)
GT DE QUALIFICAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE MÃO DE OBRA: o Comitê Gestor definiu a realização de pesquisa para associados para a identificação de competências necessárias a seu grupo de colaboradores. O GT fechará a pesquisa nos próximos dias e irá divulgar nos canais de comunicação.
PESQUISA REPRESENTATIVIDADE: 54 associados já responderam a pesquisa de representatividade. As empresas que não responderam têm até o dia 30 de abril para participar da pesquisa, que está disponível no grupo de associados. O objetivo é mapear o nível de negócios gerados entre associados da Rede Petro-BC e mostrar o peso da rede na economia do país. Até o momento, os participantes informaram que possuem 6321 empregados, tiveram R$ 2.446,712.867,70 de faturamento e recolheram R$ 541.374.941,35 em impostos.
MATÉRIA COM ASSOCIADOS: Altura & Cia, American Clean, Senior Gestão e Sou Marketing Sustentável foram as empresas associadas sorteadas que serão temas de matérias no site da Rede Petro-BC. A assessoria de imprensa entrará em contato para agendamento das entrevistas.