Telefone

(22) 2796-6122

E-mail

redepetro-bc@redepetro-bc.com.br

Endereço

Estrada Virgem Santa 657, Botafogo, Macaé(RJ)

Reunião do Comitê Gestor – 02 de dezembro de 2021

Na tarde da última quinta (2) foi realizada mais uma reunião do Comitê Gestor da Rede Petro-BC, referente ao mês de dezembro. O membro da Coordenadoria Glauco Nader abriu a reunião abordando os assuntos listados em pauta.

Reunião de fim de ano

A presença de oito representantes da Petrobras foi confirmada para o encontro, que acontecerá no 6 de dezembro, com a participação de outras grandes empresas, somando cerca de 130 pessoas, entre associados e convidados.

O evento terá duas palestras importantes ministradas pela Petrobras, de forma presencial e remota, sendo uma delas com o Gerente Geral da Bacia de Campos, Suen Marcet, e a outra com a Gerente Geral de Estratégia de Contratação para Operações, Josiane Schmidt.

A gravação do evento, que não será transmitido ao vivo, ficará disponibilizada posteriormente no canal do Youtube da Rede Petro-BC para aqueles que não puderem participar no dia.

Planejamento Estratégico

Baseado nas discussões em reuniões anteriores, o planejamento estratégico para o ano de 2022 ficou dividido em eixos, que foram apresentados e validados.

O primeiro eixo, chamado de aquecimento do mercado local, voltado para a Bacia de Campos e de Santos, propõe ações como encontros com grandes empresas de segunda camada, prestadores de serviços e fabricantes de equipamentos, a continuação das lives com as operadoras no segundo semestre e a promoção de alguns eventos para acompanhamento da situação do mercado do gás natural, sondagem do mercado no Espírito Santo, acompanhamento do setor de drilling na nossa região, termelétricas, transição energética e outros assuntos que se considere prioritários.

O acompanhamento das novas fronteiras exploratórias caracteriza um outro eixo, com foco na Guiana, onde a Petrobras irá iniciar atividades mais fortes e Sergipe, que terá atividades em águas profundas. A ideia seria promover reuniões com a Petrobras para acompanhar as atividades nessas duas regiões e identificar oportunidades de negócios. A proposta de uma possível viagem para a Guiana também será estudada junto ao SEBRAE, para sondar uma aproximação com a Câmara de Comércio Brasil-Guiana.

Outra ação proposta nesse eixo foi a aproximação da Rede Petro-BC com as Câmaras de Comércio internacionais. Algumas delas se destacam no cenário mundial e tem grande entrada no nosso mercado interno como a câmara de Angola, da Noruega e a americana AMCHAM. As câmaras trazem muitos fornecedores lá de fora pro Brasil, representam esses fornecedores e estão com um volume razoável de vendas aqui dentro. Por isso seria pertinente essa aproximação para apresentar a Rede Petro-BC e seus associados, conhecer e fazer intercâmbio, sondar possíveis representações e identificar possibilidades de negócios.

Mais um eixo de ação seria a articulação institucional, que visa reforçar e ampliar o relacionamento com o setor empresarial e governamental, construído a partir da participação da Rede Petro-BC em vários fóruns. A primeira reunião do ano, prevista para o início de fevereiro, deve ser com a ANP e o EPE, de forma presencial, para apresentação das perspectivas.

Internamente, o network também ganha destaque na busca de formas e ferramentas para melhorar as relações entre os mais de 100 associados da Rede Petro-BC, para divulgar e atender demandas, e buscar formas de ampliar o número de adesões de novos associados. Para isso será mantido e melhorado o grupo de WhatsApp, que já funciona muito bem, divulgando inclusive os contratos da Petrobras, hoje de serviços, mas em avaliação quanto à sua ampliação pra contratos de bens.

Para mensuração dos negócios, as demandas serão sistematizadas no Power bi e o link será compartilhado, a fim de que todos acompanhem as que foram geradas, quantas foram atendidas e incentivar a cooperação dentro do grupo.

É prevista a realização de cerca de quatro encontros presenciais, como esse que finaliza o ano, com a Petrobras. Os temas serão estudados e apresentados em breve. Outros encontros também são previstos, mas de forma virtual.

Para apresentar novos associados, fortalecer o contato entre os mais antigos, estreitar os laços e promover negócios, a ideia é promover mais encontros informais.

Com o intuito de agregar mais os associados e criar um ambiente de cooperação mútua foi sugerida a promoção de algumas ações sociais. Hoje a Rede Petro-BC encampa as ações de responsabilidade social das empresas associadas, mas ficou acertado que será criado um grupo para as empresas associadas, que tiverem interesse, promoverem ações sociais em nome da Rede Petro-BC.

Panorama das demandas

No grupo do WhatsApp da Rede Petro-BC foram contabilizadas 112 demandas enviadas no acumulado do ano até novembro. Esse movimento tem crescido, mas ainda é necessário criar alguma ação de incentivo.

Para melhor organizar a visualização e evitar que algumas delas não sejam atendidas, as demandas começarão a ser postadas também no programa Power bi, cujo link será disponibilizado aos associados no grupo do WhatsApp.

O programa será apresentado na segunda (6) e o link será disponibilizado na terça (7) no grupo do WhatsApp e os associados deverão salvá-lo na sua aba de favoritos. A página será atualizada quinzenalmente e fica por conta de cada empresa criar uma rotina de acompanhar as postagens de demandas, tanto no grupo do WhatsApp quanto no link para o programa Power BI.

Assuntos Gerais

Foi realizado no dia 2 de dezembro o evento de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, com participação de prefeitos e secretários, alguns representantes de operadoras como a Trident, 3R e Perenco. A Petrobras estava presente e em sua apresentação confirmou que está mantido o orçamento de US$ 4.6 bi, para o período até 2026. Mauro Destri, que também estava presente ao evento, acrescentou que essa ação é para descomissionamento de 18 unidades, sendo 11 delas aqui na Bacia de Campos. Durante o evento teve realização de oficina e de rodada de negócios. Glauco Nader participou e fez uma breve apresentação da Rede Petro-BC.

Destri sugeriu que seja provocada a conversa com algumas empresas, inclusive a Petrobras, e os poderes estadual e municipal para a realização de um grande evento de descomissionamento em Macaé, que não seria de realização da Rede Petro-BC, mas teria o seu total apoio.

Outro assunto abordado por Destri foi uma proposta para que se faça um levantamento do total de contribuições que as empresas associadas trazem em impostos para o estado e o município, além de quantitativo de benefícios sociais e econômicos, como empregos diretos e indiretos, a fim de mensurar o poder de abrangência da Rede Petro-BC e trazer benefícios para os associados, facilitando certas articulações e solicitações, que visam melhorias e adequações para a consolidação de negócios.

Empresas sorteadas para matéria no site

Foi feito o tradicional sorteio das quatro empresas associadas que serão entrevistadas para gerar matérias para o site da Rede Petro-BC. As sorteadas foram: Dietswell, Polar Componentes e Sistemas Offshore, Pacific Catering e Bellavista. Nossa assessoria de imprensa entrará em contato para agendamento das entrevistas.