No último dia 10 de junho foi realizada reunião mensal do Comitê Gestor da Rede Petro-BC. O encontro fez atualizações do setor e proporcionou a troca de informações, além de definições das próximas etapas.
“Entre as notícias do setor temos a informação que a disponibilidade de crédito internacional para a área de Petróleo está diminuindo. Com isso, os equipamentos irão encarecer. Hoje, há uma disputa de investimento em vários projetos. O governo publicou o decreto que regulamenta a nova Lei do Gás. O marco legal está pronto e algumas questões precisam ser resolvidas para o desenvolvimento da atividade”, destacou Glauco Nader, um dos coordenadores da Rede Petro-BC.
Os participantes interagiram e fizeram comentários sobre a questão do Gás e o tempo para aproveitarem essa demanda.
O Sebrae também participou da reunião. “Hoje estou aqui para receber informações de vocês. Traremos muita sinergia e integração entre os setores do Brasil. Teremos muita produtividade e espero que tenhamos muito trabalho e muita troca”, disse Guilherme, novo gerente regional norte-fluminense do Sebrae.
José Walmir, do Repensar Macaé, informou sobre leilões: “Até setembro, vamos ter um leilão focado na continuidade das termelétricas já existentes. Os demais estão sujeitos a alterações de datas, mas podem ir até início do próximo ano”.
A Rede Petro-BC completará 18 anos em 2021 e o planejamento é lançar, em um evento com previsão entre outubro e dezembro, a nova logomarca. Foram apresentadas sugestões e os membros do Comitê Gestor deram suas contribuições. Além disso, o mês de maio gerou 8 demandas entre os associados da Rede Petro-BC, sendo 45 no acumulado em 2021. O que representa cerca de R$ 1.160.000,00 em negócios realizados neste ano.
O Sebrae apresentou na reunião o evento “Polo do Mar Conecta”, buscando a interação com grandes empresas e instituições da economia do mar. A programação do evento, que iniciará em 28 de junho, foi apresentada e contemplará cases de sucesso de pequenas empresas, participação da Secretaria do Estado, lançamento de novo edital da Petrobras e Rodada de Negócios com quatro empresas que estão sediadas no Porto do Açu.
Empresas sorteadas de junho
As empresas que foram sorteadas na reunião para a elaboração de matérias foram:
- NVD Escritórios Virtuais
- ETM Turbo
- H&B Serviços
- Unax Offshore.