Telefone

(22) 2796-6122

E-mail

redepetro-bc@redepetro-bc.com.br

Endereço

Estrada Virgem Santa 657, Botafogo, Macaé(RJ)

Rede Petro-BC promove Seminário sobre projetos da Modec nas Bacias de Campos e Santos

Representante da multinacional apresentou projetos para a Região durante o evento, que contou com a participação do prefeito de Macaé, Welbert Rezende.

O gerente do Escritório de Projetos da Modec, Arthur Stern, foi o convidado do 1º Seminário presencial promovido pela Rede Petro – BC, em 2022. O evento foi realizado na quarta-feira, dia 13 de abril, no Hotel Palace Macaé. Além de representantes de empresas associadas, o encontro contou com a presença do prefeito de Macaé, Welberth Rezende. O seminário foi patrocinado por AM Souza, Dismeter, Infotec, Jevin, Sebrae e Associação Comercial de Macaé – Acim. 

Durante a apresentação, Stern detalhou projetos da multinacional nos próximos anos na Região da Bacia de Campos. O representante da Modec destacou as operações da sua frota, como projetos de descomissionamento, parada programada e projeto de “reformas a bordo”, bem como apresentou as principais demandas por produtos e serviços aos empresários presentes. Desde 2003 no Brasil, a Modec tem 11 embarcações em operação no país neste momento. “É uma frota considerável que gera uma demanda considerável”, destacou. 

O coordenador regional do Sebrae/RJ, Guilherme Resch, reforçou o papel do Sebrae, que completa 50 anos em 2022, para a consolidação do Rio de Janeiro como referência na área de Óleo e Gás no país. Ele destacou a parceria com a Rede Petro – BC e comemorou o crescimento. “Apoiamos e temos laços muitos unidos com a Rede Petro – BC, que se tornou uma rede amplamente qualificada e diferenciada”, disse. 


O coordenador da Rede Petro – BC, Glauco Nader, fez um balanço das ações da instituição em 2022, destacando a representatividade da Rede. 

BALANÇO 2022 – Em 2022, foram realizados quatro seminários, sendo três online e um presencial. Os dois primeiros webinars ocorridos em fevereiro contaram com a participação da Empresa de Pesquisa Energética – EPE e da Agência Nacional de Petróleo – ANP respectivamente. O terceiro, realizado no fim de março, teve como tema da política de compras da área de suprimentos do Gás Natural Açu – GNA. Já este quarto seminário, com participação da Modec, foi o primeiro evento exclusivamente presencial desde o início da pandemia. Já estão programados mais dois: próximo dia 28 de abril, com a Engeman, e no dia 10 de maio, com a Ocyan.

MISSÃO GUIANA – Com o apoio do Sebrae, a Rede Petro-BC realizará em maio a apresentação da Missão para a Guiana, que acontecerá durante a Feira de Óleo e Gás, que acontece em outubro na Guiana. “Convidamos a SBM para conversar sobre mercado interno e atuação na Guiana. A empresa possui a expertise necessária e irá operar dois FPSOs da Exxon no país vizinho. Devemos aproveitar as novas fronteiras exploratórias, aproveitar esses mercados e nos colocarmos em movimento para conhecer o mercado”, avaliou Nader. 


PESQUISA –
 De acordo com as informações coletadas pela Rede Petro-BC,  as empresas associadas que responderam a pesquisa (cerca de 60%) representam, aproximadamente, 1,5 bilhão de reais em faturamento, 260 milhões em impostos recolhidos e 3,7 mil empregos gerados em 2021. Uma campanha publicitária destacando a representatividade da entidade será desenvolvida nos próximos meses.

PRESENÇA ILUSTRE – O seminário contou com a presença do prefeito de Macaé, Welberth Rezende que durante o encerramento do evento disse que o Desenvolvimento Econômico tem sido colocado como prioridade pelo governo. “Macaé tem crescido na área de Petróleo e Gás e estamos buscando discutir esse crescimento com entidades como a Rede Petro-BC, a Firjan, o Repensar Macaé e a Associação Comercial. A gente entende que para a cidade avançar nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento social, precisamos de empregos”, destacou. “Além disso, estamos conduzindo a reforma do Centro de Convenções para que o espaço seja sede de outros eventos de negócios ao longo do ano, além da Brasil Offshore”, ressaltou o prefeito de Macaé.