A Rede Petro-BC esteve representada, nesta terça, 11 de junho, na 1ª edição do MACAÉ ENERGY, promovido pela Firjan, Sebrae RJ e co-realização da Prefeitura de Macaé.
O coordenador Glauco Nader participou do Painel 1 – ‘Novas perspectivas para a cadeia produtiva’, ao lado do gerente da Andrade Gutierrez, Glauber Barreto, do diretor da Metroval, Paolo Fiorletta, do CEO da EBSE, Marcelo Bonilha e da mediação da consultora da ONIP, Marta Lahtermaher. Durante o encontro, realizado no Royal Macaé Palace Hotel, foram abordados temas como inovação, conteúdo nacional, previsibilidade, ESG e diversificação.
“Acreditamos que o Brasil não pode entrar num ciclo como exportador de mais uma commodity. Temos que aproveitar o ciclo do óleo – já passamos pelo pau-brasil, café, minério e continuamos a ser exportadores de matéria-prima. A ideia é desenvolver um parque industrial sólido e competitivo. Quanto mais competitivo for este tecido industrial, que é muito pulverizado, um grande formador de mão de obra e que pode estar espalhado pelo território em várias regiões, vamos contribuir para o crescimento da indústria e, consequentemente, para o desenvolvimento do conteúdo local”, destaca o coordenador.
De acordo com Glauco, Sebrae e Firjan, apoiam, constantemente, a Rede Petro -BC. “Há mais de 20 anos a Rede Petro-BC atua em parceria com diversas instituições. O Sebrae é o principal apoiador, que traz informações estruturadas, subsídios e contribui para que eventos como esse se realizem de forma eficiente. A gente segue um calendário de eventos em comum. Estamos juntos com a Firjan, também, num grupo de trabalho dentro da Rede Petro-BC para discutir formação de força de trabalho. Na Firjan/Senai são formadas muitas pessoas que, em seguida, vão para as grandes empresas. Acreditamos que esse é o processo normal da indústria, mas precisamos de uma aceleração desse processo de formação. O mercado está muito latente em Macaé e começamos a perceber lacunas que já enfrentamos há 15 ou 20 anos atrás de força de trabalho, de fornecedores. Problemas que temos na Indústria como um todo e estamos correndo atrás para desenvolver. Temos um mercado industrial bastante qualificado”, observa.
Enquanto diversos eventos se pulverizam pelo país, o Macaé Energy coloca a cidade no circuito de eventos offshore que proliferaram no calendário. Esse evento veio cumprir o papel de trazer a discussão de óleo e gás para a região onde se desenvolve o mercado fortemente no país. A participação da Rede Petro-BC é crucial para trazer informações qualificadas aos empresários locais e para enriquecer as temáticas abordadas no encontro.