O Comitê Gestor da Rede Petro-BC se reuniu no dia 13 de janeiro para fazer um balanço das ações realizadas no ano de 2021 e apontar estratégias para 2022. Durante o encontro, foram apresentados dados do setor de Petróleo e Gás e ações visando consolidar o crescimento da Rede.
RECORDE HISTÓRICO NO REGIME DE PARTILHA
A produção de óleo e gás natural em regime de partilha de produção atingiu, em novembro de 2021, o patamar mais alto da série histórica desde 2017 com média diária de 447 mil barris de petróleo e de 1.309 mil metros cúbicos de gás natural.
“Hoje há um volume crescente de produção por causa dos campos do pré-sal, atualmente, produzimos quase 4 milhões de barris de Petróleo, ultrapassando o Catar. Estamos no mesmo patamar de produção do Iraque”, destacou Glauco Nader, coordenador da Rede Petro-BC.
As informações são do Boletim Mensal de Partilha de Produção, divulgado no dia 11 de janeiro, pela Pré-Sal Petróleo (PPSA). Desde setembro, a PPSA registra substancial aumento nos volumes produzidos em função do início da produção dos volumes excedentes da Cessão Onerosa de Búzios em regime de partilha.
Em novembro, o crescimento de 26% em óleo e 200% em gás, em relação ao mês anterior, está ligado especificamente a mais uma atividade de Búzios: a retomada da operação da plataforma P-76, que passou por manutenção programada em outubro.
PETROBRAS DESCOBRE GÁS NA BACIA DE SANTOS
A Petrobras iniciou a perfuração do poço pioneiro de Três Marias, no pré-sal da Bacia de Santos, no primeiro dia de 2022. A atividade exploratória foi realizada em profundidade de 2.223 metros. A sonda Ocean Courage, da Diamond, está em operação no bloco exploratório.
NOVOS CONTRATOS
A Constellation Oil Services fechou novos contratos de afretamento com a Petrobras para as sondas semissubmersíveis Gold Star e Lone Star. Os contratos têm duração total de três anos e preveem a operação em lâminas d’água de até 2.400 metros, incluindo serviços integrados. O início das operações está previsto para ocorrer entre abril e junho de 2022.
Nader destacou as notícias divulgadas pela mídia especializada sobre novos contratos de empresas instaladas na região. Além da Constellation, serão anunciados em breve contratos de construção e montagem da Ocyan, Schlumberger e OneSubsea. “Isso aponta um cenário muito positivo para a estratégia da Rede Petro BC de estreitar relações com as empresas”, destacou.
As unidades são sondas semissubmersíveis de posicionamento dinâmico de 6ª geração e operam em águas ultraprofundas. A Gold Star é capaz de perfurar em profundidades de até 9.000 pés de lâmina d’água e tem uma capacidade de profundidade de perfuração total de até 25.000 pés. Já a Lone Star é capaz de perfurar em profundidades de até 7.800 pés de lâmina d’água e tem uma capacidade de profundidade de perfuração total de até 24.600 pés.
TOTALENERGIES INICIA PERFURAÇÃO DO POÇO DE MAROLO
A petroleira francesa TotalEnergies iniciou, no dia 31 de dezembro a perfuração do poço Marolo-1, no bloco C-M-541. A atividade está sendo realizada por meio do navio-sonda Valaris DS-15, em lâmina d’água de 3 mil metros. A empresa recebeu recentemente a licença para iniciar sua campanha exploratória na área.
PRODUÇÃO DA 3R PETROLEUM CRESCEU 13,5% NO QUARTO TRIMESTRE
A petroleira independente 3R Petroleum divulgou, no dia 12 de janeiro, que sua produção de óleo e gás no quarto trimestre totalizou 7.560 barris de óleo equivalente por dia. A 3R é operadora dos Polos Macau, Areia Branca e Rio Ventura e detém participação de 35% no Polo Pescada (operado pela Petrobras).
“Empresas que atuam em campos maduros têm que aumentar sua produção, tendo em consideração que a Petrobras ficou muito tempo sem investir nos campos terrestres. Por isso, estamos acompanhando uma subida de produção onshore”, explicou Nader.
OFERTA PERMANENTE DA ANP TEM EMPRESAS APROVADAS
As novas empresas aprovadas na Oferta Permanente são: Apoema Consultores em Óleo e Gás; Beam Earth Limited; Blueshift Geração e Comercialização de Energia; Federal Energia; Pindorama Energia Exploração e Produção; Petrogal Brasil; Petronas Petróleo Brasil; Seacrest Exploração e Produção de Petróleo; e Storengy SAS. Com a inclusão dessas novas companhias, chegou a 78 o número de inscritas na Oferta Permanente.
A ANP diz que todas as licitantes cadastradas têm até 3 de fevereiro de 2022 para apresentar declaração de setores de interesse acompanhada de garantia de oferta para quaisquer blocos exploratórios e áreas com acumulações marginais em oferta. A sessão pública de apresentação de propostas do 3º Ciclo da Oferta Permanente está prevista para 13 de abril de 2022.
DIETSWELL E ERRICHELI LOPES & MACHADO ADVOGADOS SÃO OS MAIS NOVOS ASSOCIADOS DA REDE PETRO-BC
A Dietswell do Brasil Servicos Offshore Ltda é uma empresa francesa com mais de 20 anos de atividade e ações na Bolsa da França. Possui escritórios em Abu Dhabi e na França e operação em várias partes do mundo. No Brasil, a Dietswell possui contratos com a Total, principal cliente, a bordo da sonda DS15 (aceitação de dois P.O.P.s. e Instalação do MPD); contrato com a Trident Energy (inspeção de sonda modular SNI 12). Além disso, está participando da licitação das empresas Trident, Brasdril, Maha Energy, Karoon Energy e Perenco.
Já a Erricheli Lopes & Machado Advogados é sediada em Macaé, com o escritório fundado há 7 anos, tendo agenciado mais de 10 mil processos. Possui escritórios em Vitória e no Rio de Janeiro. A atuação é voltada para o atendimento empresarial e apresenta como diferencial a expertise dos três sócios, que são pesquisadores. Alguns associados da Rede Petro-BC já são clientes do escritório.
AÇÕES DE MARKETING
A Assessoria de Imprensa da Rede Petro-BC apresentou as ações de marketing realizadas no ano de 2021 com vistas à prospecção e visibilidade da marca como potência geradora de oportunidades de negócios. Também foram discutidas ações a serem implementadas em 2022, bem como a importância em atuar mais estrategicamente no Linkedin de forma orgânica e patrocinada. Uma campanha na plataforma foi encomendada com vistas à disseminação da Rede Petro-BC como potência geradora de oportunidades de negócios entre o público de interesse.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O coordenador da Rede Petro-BC, Glauco Nader, apresentou uma análise de cenário com expectativa favorável em relação ao setor de Petróleo e Gás, mesmo diante do desafio da Omicron. Destacou a estratégia de aproximação e articulação institucional junto a ANP. No dia 10 de fevereiro, será realizado um evento virtual com a apresentação de Heloísa Borges, da Empresa de Pesquisa Energética. O objetivo é apresentar a perspectiva do Mercado de Óleo e Gás, especialmente no Offshore, a partir de condicionantes do mercado internacional de Petróleo e os impactos no Brasil. Além disso, promover uma análise dos caminhos do Mercado do Petróleo nos próximos 5 anos. O outro convidado é Alfredo Renault, da ANP, que trabalhou durante muito tempo na região e fará uma análise da perspectiva geral e apresentará os impactos para a realidade regional e estadual. Além disso, analisar o cenário de eleições e Copa do Mundo e como pode afetar o ambiente de negócios.
GERAÇÃO DE OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS
Tendo como objetivo gerar oportunidades de negócios, a Rede Petro BC apresentou o balanço de geração de demandas em dezembro e no ano que passou. Em dezembro foram geradas 16 demandas; com isso, o acumulado de 2021 ficou em 128 demandas.
SORTEIO
Grupo Haganá, Mário Seg Seguros, American Clean e Cotima foram as empresas associadas sorteadas que serão tema de matérias no site da Rede Petro-BC. A assessoria de imprensa entrará em contato para agendamento das entrevistas.