O Comitê Gestor da Rede Petro-BC fez um balanço dos eventos dos setores de energia, óleo e gás realizados nos últimos dias, que contaram com a participação de representantes da associação, no encontro mensal, realizado em 6 de outubro, de forma on-line. Além disso, foram repercutidas as últimas notícias relacionadas ao mercado. No encontro, também foram apresentadas algumas propostas iniciais para a alteração do processo de associação da Rede Petro BC.
FEIRA NA GUIANA
Diretamente da Guiana, o coordenador da Rede Petro-BC, Glauco Nader, transmitiu suas impressões sobre a Feira de Óleo e Gás que estava ocorrendo, naquele momento, no país vizinho. O evento foi realizado de 4 a 6 de outubro, e contou com a participação de uma delegação da Rede Petro-BC.
“O fornecimento é, preferencialmente, dos Estados Unidos, porque o Brasil não tem uma linha de frete marítimo regular. Há uma lei de conteúdo local, que é muito parecida com a do Brasil. Notamos a falta de mão de obra qualificada. Não há carteira de trabalho assinada. Para a abertura de empresa, é necessário ter um sócio guianês, que deve ter 51% da empresa. A delegação brasileira é a maior. Em 2023, o país deve chegar a meio milhão de barris de petróleo produzidos”, explicou Nader.
RIO OIL & GAS 2022
A Rio Oil & Gas, evento realizado na cidade do Rio de Janeiro, de 26 a 29 de setembro, também foi um dos temas abordados durante a reunião. A Rede Petro-BC participou do evento, realizado pela primeira vez no Píer Mauá, no estande do Sebrae-RJ, dando a oportunidade das empresas associadas encontrarem clientes e parceiros e promover negócios.
“Foi uma feira bem proveitosa. Consegui encontrar as pessoas que eu queria encontrar. Estava bem cheio, com uma estrutura bem menor do que a do Rio Centro, mas mais charmoso”, destacou Leonardo Dias. Para ele, o sucesso da Rio Oil & Gas endossa a realização da feira ano que vem da Brasil Offshore, em Macaé, que está confirmada para ser realizada em outubro ou novembro.
FEEDBACK DE EVENTOS E AÇÕES
Além da presença da Rede Petro-BC na Rio Oil & Gas, a instituição promoveu uma caravana com a saída de um ônibus de Macaé para o Rio de Janeiro com os associados.
“A ideia da Caravana foi espetacular. Já fizemos negócio dentro do ônibus. Fizemos contato, trocamos ideias e isso acaba aproximando a todos nós. Agora vamos torcer para a Feira de Macaé”, destacou Thiago Abreu.
Ocorreu também uma Rodada de Negócios promovida pelo Sebrae, ONIP e Firjan durante a Rio Oil & Gas. Realizada de 27 a 29 de setembro, a Rodada teve 29 empresas âncoras e 130 empresas fornecedoras de 11 estados. Foram realizadas 540 reuniões e há uma expectativa de que sejam gerados R$ 420 milhões em negócios nos próximos 12 meses.
A Rede Petro também realizou em parceria com o Sebrae, no dia 15 de setembro, o Café com Negócios no Senai, que teve como público-alvo os novos associados. O evento contou com Welcome Coffee para networking, abertura com a Firjan, palestra sobre Perspectivas do Cenário P&G e sessão de negócios.
OPEP REDUZ PRODUÇÃO DE PETRÓLEO
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) vai promover uma redução na produção de dois milhões de barris por dia para o mês de novembro.
P-82
A Petrobras assinou o contrato com a Sembcorp Marine Rigs & Floaters para construir a P-82, que irá compor o 10º módulo do campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. A P-82 está programada para entrar em operação em 2026, com capacidade para produzir até 225 mil barris por dia, e processar de até 12 milhões de m³ de gás/dia, além de armazenar mais de 1,6 milhão de barris. O projeto prevê a interligação de 16 poços, sendo nove produtores e sete injetores.
SEACREST PLANEJA CAMPANHA DE PERFURAÇÃO PARA 2023 NO ES
A Seacrest Petróleo está prestes a concluir a contratação de três sondas para conduzir a sua primeira campanha de perfuração. Com previsão de início das atividades no primeiro trimestre de 2023, a empresa deve fechar o negócio até o final de outubro.A campanha será direcionada à perfuração de novos poços infill no Polo Cricaré, onde a empresa detém 25 campos terrestres, e no Polo Norte Capixaba, onde a Seacrest espera assumir a operação de quatro concessões até o final do ano.
“Na próxima semana, vamos ter uma reunião com a Rede Petro – ES, o que reforça a posição de referência que a Rede Petro – BC tem hoje e pra gente também é interessante por está em acordo com o nosso Planejamento Estratégico de buscar novas fronteiras”, explicou Leonardo Dias.
DESCOBERTA NO RECÔNCAVO
Um potencial de 10,9 m de net pay foi identificado durante perfuração no poço 182-C2, localizado no bloco REC-T-182. A Alvopetro identificou um potencial reservatório de 10,9 metros de net pay na formação de Água Grande, a uma profundidade de 3185 metros.
NEOENERGIA E PRUMO FIRMAM ACORDO DE HIDROGÊNIO VERDE NO AÇU
A Neoenergia e a Prumo firmaram um memorando de entendimento para estudar a viabilidade de produção de hidrogênio verde (H2V) e energia eólica offshore em Porto do Açu. Além do desenvolvimento dos projetos de energia limpa, o acordo de cooperação considera as qualidades portuárias e logísticas do complexo industrial local.
QUESTIONÁRIO PARA ASSOCIADOS
Com o objetivo de buscar contribuições dos associados, a coordenadoria da Rede Petro-BC elaborou um questionário para colher propostas, sugestões e melhorias para a Rede com foco no ano de 2023. O questionário foi aprovado durante o encontro e está sendo enviado para os associados durante o mês de outubro.
CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO ASSOCIADOS REDE PETRO-BC
O Comitê Gestor está estudando a implementação de critérios de qualificação para associados da Rede Petro – BC. A intenção é estabelecer mais rigor para garantir a qualificação dos associados que participam da Associação e garantam a visibilidade no setor. Durante a reunião, foram apresentadas algumas propostas, considerando os critérios atuais de ingresso. As propostas serão analisadas pelos membros do Comitê Gestor para discussão na próxima reunião ordinária.
10% A MAIS DE DEMANDAS
A Rede Petro – BC apresentou os números relativos a oportunidades de negócios gerados pela associação. O número de demandas geradas em setembro foi de 24. O acumulado do ano é de 124, o que representa 10% a mais do que todo o acumulado de demandas de 2021, que foi de 112.
CONFRATERNIZAÇÃO
No mês de dezembro, a Reunião do Comitê Gestor será presencial e em clima de confraternização. A data do encontro ainda será definida entre os dias 6 ou 7.
SORTEIO
Hinfoluz Tecnologia, Oitavo Imóveis, E7 Tax Intelligence e Sparrows BSM Engenharia foram as empresas associadas sorteadas para serem tema das matérias no site da Rede Petro-BC no mês de outubro. A assessoria de imprensa entrará em contato para agendamento das entrevistas.