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Rede Petro-BC apresenta novo panorama do E&P segundo  Anabal Junior (ABPIP)

Na tarde desta terça-feira (24/8), o Secretário Executivo da ABPIP, Anabal dos Santos Júnior, falou, em evento on-line, para mais de 100 espectadores inscritos, entre associados e convidados da Rede Petro-BC, sobre o panorama das atividades onshore diante do processo de desinvestimento da Petrobras e as melhores estratégias para que as empresas de P&G possam participar desse mercado.

Glauco Nader, um dos coordenadores da Rede Petro-BC, fez a abertura ressaltando os 18 anos de existência desse grupo de empresários, que hoje conta com cerca de 95 membros,  que se reúnem em torno de um único foco: a geração de negócios, tanto entre os associados quanto empresas de fora. Apresentou o convidado, ressaltando sua competência para abordar o tema escolhido pelo comitê gestor e explicou sua relevância: “a gente vem discutindo há mais de 2 anos a importância das empresas em Macaé atingirem outros mercados, visto que as novas fronteiras exploratórias petrolíferas offshore também estão se expandindo”, destacou Glauco, que também ressaltou a saída da Petrobras e a entrada de novas empresas no processo de transformação do cenário onshore.

Anabal iniciou sua explanação parabenizando o trabalho realizado pelos membros da Rede Petro-BC e destacou a necessidade de atuação diferente para todos: “O mercado brasileiro vai impor a todos nós, sejamos operadores, cidadãos, membros profissionais, consultores, empresas fornecedoras, uma nova maneira de atuar, mais sinérgica e mais aberta para essas fusões e parcerias, pelo próprio dinamismo de um mercado mais plural e diverso”.

Na sequência abordou temas como o atual/novo panorama do E&P brasileiro, o programa de desinvestimento da Petrobras numa visão de passado, presente e futuro, fez um road map falando sobre como é a vida de um ativo que foi desinvestido e o time ideal para os fornecedores acompanharem esse processo e estarem presentes nesse ativo de forma efetiva para realizarem negócios. Falou sobre as medidas estruturantes desse novo mercado E&P: REAT, PROMAR, novo mercado de gás, desinvestimento do refino, acesso às infraestruturas de escoamento e tratamento da produção, oferta permanente da ANP e pontos a serem equacionados.

Já encarando o novo mercado de E&P, Anabal abordou as características e oportunidades para os fornecedores se relacionarem com esses novos operadores e finalizou falando de sua visão pessoal sobre mitos e verdades, trazendo uma visão positiva sobre o futuro das negociações para as empresas que se adequarem à nova realidade do mercado.

O evento foi organizado pela Rede Petro-BC, com apoio do Sebrae e ACIM. A palestra na íntegra pode ser assistida pelo Canal no Youtube da Rede Petro-BC.