Telefone

(22) 2796-6122

E-mail

redepetro-bc@redepetro-bc.com.br

Endereço

Estrada Virgem Santa 657, Botafogo, Macaé(RJ)

Promar é apresentado para autoridades, associados da Rede Petro-BC, empresas e instituições

Promar é apresentado para autoridades, associados da Rede Petro-BC, empresas e instituições

Perspectivas positivas de crescimento para a Bacia de Campos. Este foi o foco da apresentação do Programa de Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Maduros Marítimos (Promar), que aconteceu no último dia 21 de janeiro, em ambiente virtual. O evento foi realizado pela Rede Petro-BC, em parceria com a Associação Comercial de Macaé (ACIM) e Sebrae, e contou com a presença do Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), José Mauro Coelho, o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, autoridades, associados da Rede Petro-BC, empresas, instituições e convidados.

Na abertura do evento, Glauco Nader, um dos coordenadores da Rede Petro-BC falou que é o momento para se discutir a importância do Promar para a Região da Bacia de Campos. “A Rede Petro, no seu Comitê Gestor, entende que o Promar é de importância fundamental para o desenvolvimento das atividades petrolíferas da indústria de Petróleo e Gás e compreende que se falando de revitalização de campos maduros offshore, Macaé acaba sendo o berço natural do Programa. Nesse sentido acreditamos que temos que apoiar o programa, estar à frente do processo de contribuição para esse ambiente de negócios e aumentar a contribuição da Bacia de Campos para que o Ministério possa realizar as melhores ações possíveis para a Região”.

O Secretário José Mauro, agradeceu o convite e o apoio da Rede Petro-BC, ao Mauro Destri que sempre defendeu a questão dos campos maduros no pós-sal e parabenizou o Sebrae e a ACIM pelo apoio à realização do evento. “O Brasil é o 7º maior produtor de petróleo do mundo. Nossas projeções mostram que daqui a 10 anos vai ser de mais de 5 milhões. Mas, existia uma lacuna que era a produção de campos na região do pós-sal, produção declinante nos últimos 10 anos, e deveríamos trabalhar um programa que conseguisse reverter esse declínio dos campos do pós-sal, por isso a criação do Promar. Isso dinamiza a economia local gerando emprego e renda”, destacou o Secretário.

A participação é fator de contribuição para a elaboração das ações, por isso o Secretário destacou a importância de enviarem as sugestões por meio da Consulta Pública que estará disponível até o dia 17 de fevereiro. “Os agentes do setor poderão colocar quais são os desafios, os grandes problemas que temos que vencer para que a produção dos campos do pós-sal possa funcionar. Coloquem suas contribuições, pois nós iremos trabalhar”, enfatizou José Mauro.

O lançamento do Promar, previsto inicialmente para ser um evento presencial, foi alterado por conta da pandemia, mas segundo o Secretário José Mauro outras ações serão realizadas. “Tendo em vista o aumento da pandemia não seria prudente, então dentro do cronograma faremos um evento online no dia 02 de março para discutirmos o Promar, uma oportunidade para as associações se expressarem, parlamentares, empresas e o próprio Ministério. E no final de março faremos o 1º Workshop do Promar, na cidade de Macaé, com a presença do Ministro Bento Albuquerque que tem todo interesse em participar. Estamos à disposição e esperamos que as ações que vamos tomar possam ser efetivas para a economia local”.  

“Ficamos muito felizes com essa iniciativa do Governo Federal e a cidade de Macaé está de braços abertos para receber toda essa questão dos campos maduros. Nós estaremos sempre à disposição de vocês. Temos certeza que a revitalização dos campos maduros gerará muitos empregos e oportunidades”, disse o prefeito da cidade de Macaé, Welbert Rezende.

Consulta Pública – como participar

A Rede Petro-BC, visando aproveitar este espaço que o MME colocou aberto para os agentes do setor contribuírem, elaborou um formulário para coletar e consolidar todas as sugestões dos associados. Todos os associados poderão contribuir direto para o Ministério ou enviar para a Rede Petro, que estará à disposição para auxiliar nesse processo para que o Promar possa trazer a maior distribuição de riqueza para a região”, destacou Mauro Destri.

Clique aqui para acessar o formulário

 

O Promar

No dia 28 de dezembro saiu uma resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) instituindo o Promar.

Entre os principais objetivos do Programa estão propor medidas para a criação de condições à revitalização dos campos maduros localizados em mar no território nacional e medidas para a criação de melhores condições de aproveitamento econômico de acumulações de petróleo e gás natural em mar.

Agenda

17 de Fevereiro: Consulta Pública (envio de sugestões)

02 de Março: Reunião online do Promar

Final de Março: 1º Workshop do Promar em Macaé

Abril: Publicação dos resultados do Workshop

Junho: Reunião com Órgãos responsáveis

Junho: 2º Workshop do Promar

Julho: Apresentação ao CNPE

Tags: ,
Fazer comentário