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PERENCO e Rede Petro-BC fortalecem parceria pela revitalização da Bacia de Campos

Na tarde do último dia 28 de outubro, a Rede Petro-BC realizou mais um Webinar sob a direção de Glauco Nader. O evento online, que vem tendo um número crescente de participantes, entre associados e convidados, teve cerca de 220 inscritos e recebeu a operadora francesa PERENCO, representada por seu Diretor de Relações Institucionais, Leonardo Caldas.

Glauco Nader agradeceu aos seus patrocinadores: JEVIN, KEMPETRO ENGENHARIA, DELFISS e DASSAULT SYSTEMS, e destacou os 18 anos da Rede Petro-BC completados esse mês, ressaltando que o grupo já caminha para mais de 100 membros associados. Falou sobre a agenda de eventos realizados e anunciou a confirmação do próximo Webinar com a 3R PETROLEUM, no dia 18 de novembro. Para o mês de dezembro, aguarda-se a confirmação do encontro com a Petrobras, que marcaria a volta dos encontros presenciais celebrando o encerramento dos eventos de 2021.

Em seguida, Leonardo Caldas iniciou sua participação agradecendo o convite e falando sobre a aproximação da empresa com a Rede Petro-BC, com quem já realizou diversas rodadas de negócios. “Essa uma parceria que vem se solidificando cada vez mais pelo objetivo de revitalização da Bacia de Campos, que é de interesse, não só das operadoras e dos fornecedores de bens e serviços, mas também da sociedade como um todo, devido aos seus benefícios”, afirmou Leonardo, que ressaltou a importância do PROMAR.

Após um breve histórico da PERENCO, desde seu nascimento até sua chegada ao Brasil, Leonardo destacou os planos de investimentos para o futuro, abordou questões específicas de contratação e discursou sobre os objetivos da empresa, que tem como diferencial o fato de ser a operadora nesse processo  de aquisição de campos maduros, além de não depender de investimentos externos.

A PERENCO é uma empresa inovadora e desafiadora, presente em 14 países, que conta com seis mil colaboradores Com uma produção em torno de 450 mil barris de óleo por dia, busca aplicar exemplos de sucesso dentro do próprio grupo, replicando aquilo que dá certo em suas operações ao redor do mundo. É bem sucedida e tem a experiência de quem opera desde a década de noventa, sempre com foco na responsabilidade social e ambiental.

No Brasil, onde opera desde 2019, conta com 3 concessões (Pargo, Carapeba e Vermelho), localizadas em águas rasas da Bacia de Campos, com contrato até 2040, podendo ser estendido até 2052. Teve seu Plano de Desenvolvimento aprovado pela ANP em 2021, o que trouxe muita credibilidade e segurança para seus investidores e deu início a uma história bem sucedida de crescentes resultados.

Segundo Caldas, a PERENCO tem em seu PD uma reserva de investimento fixo de 193 milhões de dólares e uma perspectiva de, até 2024, elevar a produção do campo a índices tão altos quanto no ano de 2015 quando era operado pela Petrobras, o que seria algo em torno de 15 a 20 mil barris por dia. Seus objetivos são de revitalizar gradativamente a infraestrutura, maximizar a produção dos poços existentes e melhorar as condições de negociação do óleo nesse cenário de abertura de mercado no Brasil.

Leonardo falou sobre a visão de futuro da PERENCO, as ações previstas no PD e ressaltou, de forma positiva, a ação do Governo de criação do PROMAR, como objetivo comum, e destacou a necessidade de adequar o marco regulatório à realidade operacional de campos maduros e áreas com economicidade marginal, reconhecendo que existem medidas de simplificação, desburocratização e desoneração que são necessárias para que esses investimentos deem o retorno esperado.

Sobre a cadeia de fornecedores nacionais, ressaltou que 65% estão localizados (domicílio fiscal) no Estado do Rio de Janeiro, com alta representatividade na cadeia de abastecimento de materiais/equipamentos (em torno de 60%) e prestação de serviço (em torno de 80%), inclusive na utilização de estrutura portuária para logística de pessoal, rede hoteleira e diversos serviços correlatos. Essa participação contínua da PERENCO em redes de fornecedores visa ao desenvolvimento do mercado local.

Leonardo Caldas respondeu as perguntas dos participantes do evento e concluiu sua apresentação informando que sua equipe de Supply Chain está sempre disponível para participar de eventos da Rede Petro-BC e disponibilizando um canal para cadastro de novos fornecedores. 

Aqueles que tiverem interesse de assistir ao evento realizado na íntegra, acesse o link do canal da Rede Petro-BC no Youtube: https://youtu.be/jQwmo0BBTS8.