O Coordenador de Suprimentos da GNA – Gás Natural Açu, Guilherme Oliveira, e o subsecretário de Energia, Óleo e Gás da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, Daniel Lamassa foram os convidados do 3ª Webinar em 2022, realizada no dia 24 de março. Os associados que participaram do encontro tiveram a oportunidade de saber mais sobre o processo de compra da empresa que está instalada no Porto do Açu, em São João da Barra, além das ações do Governo do Estado no setor de Energia. O evento foi mediado pelo coordenador regional do Sebrae/RJ, Guilherme Resch.
Este Webinar foi uma realização da Rede Petro-BC e do Sebrae. Essa edição teve o patrocínio Jevin Integrador de Sistemas de Comunicação. O Webinar está publicado, na íntegra, na página da Rede Petro-BC no Youtube. No mês de abril está prevista a realização de mais dois webinars.
O Cenário Atual e Perspectivas de Investimento e Políticas de Compras da GNA foi o tema da apresentação do coordenador de Suprimentos, Guilherme Oliveira. A GNA prevê um investimento de cerca de 10 bilhões de reais, além da geração de mais de 12 mil empregos.
Além de apresentar a estrutura e números (veja mais a seguir) da operação da GNA, o representante da empresa destacou a importância de estreitar relações com os fornecedores locais. Segundo Oliveira, 15% das compras da empresa são feitas na região, especialmente em São João da Barra, Campos dos Goytacases e Macaé. Respondendo a questionamentos dos associados, o representante da GNA afirmou que a empresa tem todo o interesse em se aproximar dos fornecedores da Rede Petro – BC.
Daniel Lamassa fez uma exposição sobre as ações do Governo do Estado para estimular o investimento no setor energético do Estado como a equiparação e isenção de ICMS; equalização com o nordeste de projetos de estímulo ao setor; regulação criada pela Agenersa como benchmark para o setor; estimulo a cadeia produtiva de fertilizantes no Estado Fertilizantes; criação do 1º Centro Tecnológico de estudos de fertilizantes do Estado do Rio de Janeiro.
O subsecretário destacou que o Governo do Estado tem como diretriz a emissão de energias renováveis. O subsecretário lembrou que esse ano serão comemorados os 30 anos da Eco 92, evento que significou um marco para a doação de políticas públicas visando a sustentabilidade. O representante do Governo do Estado ressaltou o papel da indústria do Petróleo nesse processo. “A Indústria de óleo e irá bancar as energias renováveis com toda a sua capacidade de investimento”, disse.
SOBRE A GNA – a GNA detém o primeiro terminal privado de GNL no sudeste com capacidade de regaseificação de GNL de até 21 milhões de m³/dia termoelétrica. A Termelétrica GNA I, que teve a operação iniciada em setembro de 2021, possui 1.338 MW de capacidade instalada. Já a GNA II, cujas obras foram iniciadas 2º semestre de 2021, prevê 1673 MW de capacidade instalada.
PRODUÇÃO – 14 milhões de residências poderão ser abastecidas com os 3 GWs produzidos pela GNA I e os GNA II, o equivalente ao consumo dos estados de ES, MG e RJ. Atualmente a empresa é responsável por 17% da geração térmica a gás natural no país.
COMPENSAÇÃO ENERGÉTICA – a GNA destina parcela para compensações socioambientais, tendo já investido mais de 75 milhões de reais e investimentos em projetos de pesquisa e desenvolvimento.
FORNECEDORES – Em 2021, a empresa investiu cerca de R$ 40 milhões em contratações de fornecedores do estado do Rio de Janeiro.
LEGISLAÇÃO VERDE – A lei aprovada pelo Governo do Estado prevê que 2% do custo do gás natural sejam investidos em energias renováveis, sustentáveis ou de eficiência energética dentro do Estado do Rio de Janeiro. GNA é a primeira grande termoelétrica que vai usar este projeto.
ENERGIA EÓLICA – O Norte Fluminense está no top 3 dos melhores lugares do país com capacidade eólica offshore. De acordo com estudos do Governo do Estado, o Norte Fluminense tem a capacidade de 16 gigas de eólicas. De acordo com o subsecretário, há memorandos de entendimento com empresas estrangeiras e nacionais para a implantação no Estado.
ENERGIA SOLAR – o Rio de Janeiro subiu no ranking de energia solar fotovoltaica passando de 8º para 7º. Um crescimento de 212% em menos de 6 meses. Temos capacidade para subir mais, principalmente no norte fluminense, já que é a região do Estado com maior índice de insolação. O menor nível de insolação no Norte Fluminense é maior do que o maior nível de insolação na Alemanha, que é o segundo país que mais usa energia solar fotovoltaica no Mundo”, explicou o subsecretário.
RESOLVE RJ – O Governo do Estado inaugurou em Macaé, na sexta, dia 25, a Agência Estadual de Desenvolvimento Econômico – Resolve RJ no Município de Macaé que tem o objetivo de atender empreendedores e empresários, em um único espaço físico, para resolver todas as questões referentes aos seus negócios.
A apresentação completa está disponível no canal da Rede Petro-BC no YouTube ou acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=btjnTccRqlM&t=1s.