Transição energética do gás no mundo é tema de livro

Importante para compreender a dinâmica da indústria do gás no Brasil e no mundo, a publicação, lançada no último dia 27, na sede do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), é dos autores Edmar de Almeida e Marcelo Colomer, do Grupo de Economia da Energia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
 
O livro trata dos motores do processo de mudança que a indústria brasileira de gás está passando, mas também traz um panorama da situação internacional, onde o gás também se encontra em transição.
 
“O gás não-convencional pode ter um papel protagonista na transição energética. Entretanto, ainda persistem muitas incertezas quanto à dinâmica econômica, política e regulatória da indústria do gás”, informou o pesquisador Marcelo Colomer.
 
Na ocasião, o pesquisador Edmar de Almeida, falou sobre a situação brasileira do gás, que foi reestruturada recente. Ele disse que o gás natural também pode ser uma ótima oportunidade para o Brasil, tanto pelo lado da oferta, quanto pelo lado da demanda.
 
“No entanto, a oferta doméstica só será  abundante se a produção de gás natural for um negócio interessante e rentável para as empresas. E os desafios são a criação de um novo modelo: uma política para promoção do investimento em produção e transporte de gás, o acesso competitivo aos mercados existentes e a melhoria das condições da inserção do gás na geração elétrica”, apontou.
 
Segundo os autores, o gás tem que sair da lógica de subproduto. E eles acreditam que só conseguiremos isso se avançarmos nesses desafios: falta vontade política e regulação forte.
 
Essas foram algumas das motivações que levaram os pesquisadores a escrever o livro. A publicação, da Editora Synergia, contou ainda com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Fonte: Redação TnPetroleo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*