Statoil desenvolve projeto Mariner de US$ 7 bilhões

A Statoil decidiu investir no desenvolvimento do projeto Mariner, no Reino Unido, onde prevê investir mais de US$ 7 bilhões nos próximos anos. A expectativa da empresa é começar a produzir em 2017 no campo, que foi descoberto em 1981, mas só agora deve ser desenvolvido. As estimativas de produção da companhia norueguesa giram em torno de 55 mil barris de óleo pesado por dia no prospecto entre 2017 e 2020.

Apesar de ter sido descoberto há mais de 30 anos, o campo dependia de muita tecnologia para ser desenvolvido, o que agora será trazido pela Statoil para o prospecto. A empresa ainda precisa da autorização dos órgãos reguladores britânicos, mas já planeja iniciar contratações em 2013 para as atividades envolvidas na exploração do campo.

“A Statoil tem grandes experiências com óleo pesado a partir de campos offshore na Noruega e no Brasil. Estamos felizes de agora poder decidir fazer o investimento no desenvolvimento rentável do campo de Mariner”, afirmou o vice-presidente executivo de exploração e produção internacional da Statoil, Lars Christian Bacher.

O campo de Mariner, que fica na parte britânica do Mar do Norte, é operado pela Statoil desde 2007, quando a empresa comprou 44,44% da Chevron.  Em 2010, a norueguesa adquiriu mais 20.6667% de participação no campo, que pertenciam à Nautical Petroleum. Além da Statoil, são sócias do campo a JX Nippon, com 28.89%, e a Alba Resources, com 6%.

Fonte: Petronotícias

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*