Statoil descobre reserva de gás natural e condensado na Noruega

Estima-se que o potencial exploratório da região seja de 70 milhões a 200 milhões de barris de óleo por dia. Em matéria publicada no Valor Econômico, com informações divulgadas pela Dow Jones, o vice-presidente sênior da Statoil para a atividade de exploração na Noruega, Gro Gunleiksrud Haatvedt, disse que “King Lear fica a aproximadamente 20 quilômetros ao norte do campo de Ekofisk. 

É animador ver que esta parte da plataforma continental norueguesa, origem das primeiras explorações de petróleo do país, continua apresentando descobertas significativas”. A Statoil está avaliando como a exploração do novo poço será feita, se individualmente ou com parceria para a infraestrutura. 
Atualmente a empresa opera com duas plataformas em King Lear, a PL146 e PL333, com participação de 77,8%, A parceria da companhia, com 22,2%, é a Total E&P Norge, empresa norueguesa com mais de 40 anos no mercado. Sobre a descoberta De acordo com Gro Gunleiksrud Haatvedt, o projeto King Lear, definido como de alto impacto, confirmou as expectativas da empresa, apresentando resultados nas perfurações, os quais demonstraram que a plataforma ainda é capaz de produzir barris de alto valor por dia. 
A descoberta da reserva de gás natural e condensado em King Lear foi a oitava nos últimos 15 meses. 
A Statoil já havia encontrado reservas semelhantes na Tanzânia (Zafarani e Lavani); no mar de Barents, ao norte da Rússia e Noruega; no Mar do Norte (Johan Sverdrup); e no Brasil (Peregrino Sul e Pão de Açúcar).
Fonte: NN – Juliana Brunet.
]]>

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*