Seminário atualiza informações sobre o cenário econômico

O SEBRAE, em parceria com a Rede Petro – Bacia de Campos, realizou na última terça-feira (11/08), no teatro do SESI Macaé, o segundo Seminário Cenário e Tendências 2015, destinado às empresas que atuam no setor de petróleo. O objetivo do evento foi levar novas informações aos empresários diante do cenário de crise que vem sendo enfrentado desde o início deste ano.

 

O seminário contou com duas palestras, sendo a primeira com o tema “Tecnologias de processo para aumento da produtividade: aplicações de lean thiking”, ministrada por Vinicius Cardoso, professor de Engenharia de Produção da UFRJ. Durante sua apresentação, Vinicius abordou o case da Toyota, mostrando como a empresa conseguiu vender mais em meio a crise, utilizando a política da redução permanente de qualquer tipo de desperdício.

 

Já a segunda palestra, teve como tema “Cenário econômico e as perspectivas do setor de Petróleo”, ministrada por Alfredo Renault, professor de Economia da PUC, que apresentou uma análise sobre o Plano de Negócios 2015/2019, apresentado pela Petrobras. “É um Plano de Negócios diferente dos que foram apresentados nos últimos anos, mas que é um reflexo da nova gestão que tem feito uma boa administração. O total de investimentos previstos são de U$ 130,6 bilhões, sendo U$ 108,6 bi destinados para Exploração e Produção, o que favorece a região da Bacia de Campos”, explicou.

 

De acordo com Renault, para as empresas que estão envolvidas com E&P o impacto será menor, devido a pouca redução nos investimentos. “Os preços precisarão ser mais competitivos, mas as perspectivas ainda são melhores para quem atua neste setor”, observou.

 

Para Antonio Batista, do SEBRAE, neste novo cenário a palavra competitividade ganha mais força. “Este é o momento de olhar para dentro da empresa e buscar novas formas de ter mais competitividade. Neste sentido, o SEBRAE busca de forma permanente dar oportunidades para o empresário possa se encontrar, obter informações e trocar experiências”, ressaltou.

 

Como apoiadora do seminário, a Rede Petro-BC considera importante que eventos como este sejam realizados justamente para transmitir informação aos empresários. “É importante que estejamos unidos e juntos encontrarmos soluções para vencer este momento. A Rede Petro-BC procura estar sempre envolvida em eventos como este, cumprindo a nossa missão que é a de gerar negócios entre os nossos associados, além de informar sobre as demandas do mercado”, destacou Evandro Cunha, um dos coordenadores da instituição. Fonte: Rede Petro-BC – Ive Talyuli
Créditos da foto: Imprensa Rede Petro-BC
]]>

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*