REDE PETRO – BC acredita que leilões movimentarão mercado de petróleo e gás em 2017

  A 14ª rodada de licitações de blocos para exploração de petróleo e gás e a 2º. rodada de leilões de blocos no pré-sal, serão, sem dúvidas, pontos altos do setor neste ano. A Rede Petro – Bacia de Campos, bem como seus associados, esperam que os leilões reativem, através de investimentos, toda a cadeia do petróleo, começando desde a sísmica, indo pela exploração, perfuração até o desenvolvimento da produção.

  Após muitos anos, os campos da Bacia de Campos voltam a participar dos leilões em 2017, com 10 campos sendo leiloados, o que aumenta ainda mais a expectativa de quem presta serviços na região, com a possibilidade da retomada da alavancagem da produção num futuro de médio a longo prazo.

  “Acredito que os leilões vão movimentar o mercado de duas formas. Uma delas é a partir da chegada de novas empresas, com novos investimentos, fazendo com que no futuro o aumento pela demanda de bens e serviços se torne uma realidade”, afirma Glauco Nader, diretor da Dinamus Consultoria e consultor da Rede Petro-BC. Segundo Glauco, a dependência do mercado em relação à Petrobras tende a diminuir nesse caso, com o crescimento da produção de petróleo das outras operadoras.

  Outra maneira que os leilões movimentam o mercado é através do processo de mobilização dos fornecedores, gerado naturalmente, para atender determinada demanda que começa no processo de sísmica, chegando até aos fornecedores de segunda e terceira camada de manutenção de setor de petróleo e gás no futuro. “O leilão de hoje é a certeza de uma demanda futura por bens e serviços”, destaca o consultor da Rede Petro – BC.

  Com a demanda gerada através dos leilões, é importante que as operadoras estejam presentes e exponham na próxima Brasil Offshore, apresentando seus cronogramas dos projetos de desenvolvimento dos campos que já estão nos seus portfólios e os que serão ganhos nesses leilões.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*