Produção de petróleo cresce pelo 3º ano seguido, diz ANP

  Pelo terceiro ano consecutivo, o Brasil registrou um aumento na produção nacional de petróleo. Dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) revelam que em 2016 o aumento foi de 3,2%, atingindo 2,5 milhões de barris por dia. Já a produção nacional de gás natural avançou 7,9%, alcançando 103,8 milhões de metros cúbicos por dia no mesmo período.

  De acordo com o órgão, o principal motivo da elevação foi a oferta de petróleo do pré-sal, que alcançou a média de 1 milhão de barris por dia no ano passado, subindo 33,1%. Na mesma área, a produção de gás natural continuou crescendo e totalizou uma participação de 38,2% do total nacional produzido em 2016.

  “Os resultados obtidos no pré-sal reforçam a atratividade dos blocos deste horizonte geológico a serem ofertados nas próximas rodadas de licitação, com calendário aprovado pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para os próximos três anos”, explicou a ANP em nota divulgada nesta segunda-feira (3).

  Diante desses resultados, o País conseguiu reduzir a necessidade de importar petróleo em 44,9%. As exportações, por sua vez, cresceram 8,3% a uma média de 798,2 mil barris por dia, maior valor da série histórica.

Novas rodadas


  Neste ano, estão previstas duas novas rodadas de concessão de áreas do pré-sal. Junto a outras licitações para exploração de óleo e gás, a estimativa é de que elas gerem de R$ 8,5 bilhões a R$ 9 bilhões aos cofres públicos.

Fonte: Portal Brasil

]]>

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*