Prefeitura avança com as ações do Parque Científico e Tecnológico de Macaé

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, reuniu, na tarde de terça-feira (29), no Centro Administrativo Luiz Osório, antigo Hotel Ouro Negro, a comitiva do Parque Científico e Tecnológico de Macaé. O objetivo foi apresentar os avanços no projeto arquitetônico do Parque, e, principalmente, formar grupos de trabalho para a construção da cultura de empreendedorismo. 

Durante o encontro, foram definidos quatro grupos de trabalhos, “Articulação com as Empresas”; “Demandas com Petrobras”, para que as universidades desenvolvam pesquisas de acordo com as necessidades da companhia; “Universidades”, com a preparação do portfólio de projetos e apresentação às empresas; e “Incubadoras”, um projeto que tem como proposta a criação e também o apoio à formação de empresas envolvidas e competitivas dos diversos setores econômicos.

No evento, o subsecretário de Ciência e Tecnologia de Macaé, Joelson Tavares, realizou uma apresentação sobre a estrutura, funcionamento e conceitos do Parque Tecnológico: “O modelo de atuação do parque é baseado no conceito da hélice tríplice, envolvendo governo, universidade e indústria”, apontou o subsecretário.


A comitiva do parque é composta por representantes do poder público, como: Coordenadoria Permanente de Gestão (CPG); Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec); Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT); secretarias de Ambiente, de Obras e Urbanismo; e Fundação Educacional de Macaé (Funemac).

Também fazem parte da comitiva a Universidade Federal Fluminense (UFF/Macaé) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Macaé); Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMass); Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora; Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf/Lenep); Instituto Federal Fluminense Macaé (IFF).

Estão ainda inclusos na comitiva a Comissão Municipal da Firjan; Abespetro; Rede Petro – Bacia de Campos; Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip); Sebrae; International Association of Drilling Contractors (IADC); IBP; Petrobras; American Petroleum Instituto (API); Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA); British Consulate General; Associação brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq)

A prefeitura prevê que com a implantação do Parque Tecnológico a diversificação do perfil econômico do município seja intensificada, além do desenvolvimento sustentável da região. Dentro das perspectivas apresentadas o parque contará com setor de Administração, Núcleos de Inovação Tecnológica (Nits), Incubadora de Empresas, Centros de Desenvolvimento Tecnológicos (CDTs), Museu do Petróleo, além de Espaço Ciência, Espaço de Eventos e estacionamento.

Fonte: Prefeitura de Macaé – Juliene Silveira

Créditos da foto: Moisés Bruno

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*