Petróleo: IEA revisa para baixo projeção de demanda global

A piora das expectativas para o crescimento da economia mundial fez a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) reduzir a projeção para a demanda global de petróleo em 0,2 milhão de barris por dia (bpd) neste ano. A agência espera agora demanda de 92,4 milhões de bpd em 2014.

O crescimento da demanda de 2014 em relação ao ano anterior deve ser de 0,7 milhão de bpd. Em 2015, a procura deve aumentar em 1,1 milhão de bdp, apoiada pela possível melhora no plano de fundo macroeconômico.

A IEA também informou que a oferta deve continuar pressionando o mercado. O aumento da produção tanto de países pertencentes à Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) quanto dos países que não pertencem ao cartel aumentaram a oferta em quase 910 mil bpd em setembro, para um total de 93,8 milhões de bdp. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, a demanda total subiu em 2,8 milhões de bpd.

A oferta apenas na Opep atingiu em setembro o maior nível em 13 meses, guiada pela Líbia e pelo Iraque. A produção aumentou em 415 mil bpd em relação a agosto, para um total de 33,66 milhões de bpd. Com a demanda mais fraca, o fornecimento de petróleo da Opep em 2015 – tanto proveniente da extração como dos estoques – deve cair em 200 mil bpd, para 29,3 milhões de bpd.

Fonte: Agência CMA

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*