Petrobras Biocombustível inaugura ampliação de usina de biodiesel

A Petrobras Biocombustível inaugurou, nesta quarta-feira (12), em Montes Claros (MG), a ampliação da Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro. A expansão representa um investimento de R$ 28 milhões, dos quais R$ 10 milhões foram destinados às obras, e a outra parte terá foco no fortalecimento da agricultura familiar no estado. A unidade passará a produzir 152 milhões de litros/ano, um acréscimo de 40% em sua capacidade de 108,6 milhões de litros/ano. O projeto é resultado do protocolo de intenções assinado em janeiro com o Governo do Estado de Minas Gerais.

Com esta nova ampliação, a capacidade de produção será triplicada se comparada aos iniciais 57 milhões de litros/ano, volume com o qual a unidade deu partida em 2009. A iniciativa está alinhada ao mercado potencial para o biodiesel em Minas Gerais, segundo maior estado consumidor do país. “Com esse investimento, vamos ampliar a oferta, reduzir a necessidade de importação de outros estados para atender o mercado mineiro, ampliar os empregos e a renda agrícola na região”, afirmou o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto.

A unidade gera atualmente 160 postos de trabalho no norte de Minas e já produziu até hoje cerca de 260 milhões de litros de biodiesel com excelência em qualidade, eficiência operacional e respeito às diretrizes e princípios de Segurança, Meio Ambiente e Saúde. O projeto de expansão da Usina Darcy Ribeiro amplia a capacidade total da Petrobras Biocombustível, empresa líder em vendas no setor, para 765 milhões de litros/ano.

O acordo firmado com o governo do estado prevê ainda a geração de postos de trabalho na usina e na área de suprimento agrícola, além de contemplar o incremento da participação de agricultores familiares na cadeia do biodiesel, com a meta de atingir 4.500 pequenos produtores até 2014.

Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro

As obras e a adequação de operações foram realizadas ao longo de 2012. Desde sua inauguração, em abril de 2009, a unidade passou por melhorias estruturais e de processos que viabilizaram, entre outros avanços, o atual patamar de produção. A unidade, que opera hoje em plena capacidade, integra o parque industrial da Petrobras Biocombustível, que opera cinco usinas e registrou sucessivos recordes de produção de biodiesel em 2012.

 

Fonte: Agência Petrobras

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*