Petrobras – Bacia de Campos (RJ) deverá retomar boa produtividade em 2013

Segundo o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, José Formigli, a produção de petróleo na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, deverá retornar a melhores patamares no ano que vem. Neste ano a Petrobras registrou queda de produtividade no terceiro trimestre o que decepcionou os acionistas da empresa e os analistas do mercado financeiro.

Segundo Formigli, a exploração no local deve retomar os níveis anteriores ao longo do ano de 2013. A ANP – Agência Nacional do Petróleo – publicou um balanço que aponta que as plataformas de produção de petróleo da Bacia de Campos obtiveram uma queda de 200 mil barris por dia desde janeiro de 2012 até o mês de agosto.

A recuperação da produção na região se deverá, segundo o diretor de produção da Petrobras, em virtude da melhoria da eficiência operacional do complexo e da entrada em operação de novos poços de exploração. A queda na produção teria sido causada por um declínio natural de produtividade dos poços.

Deverão entrar em operação em 2013 as plataformas P-63, P-61, P-55 e P-58. Juntas, elas poderão alcançar uma produtividade que, em seu pico, proporcionarão mais de 400 mil barris de petróleo por dia.

Hoje, o pré-sal responde por cerca de 10% do total do que é produzido pela Petrobras. Isso corresponde a um total médio de 205 mil barris de petróleo por dia.

Fonte: NE10

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*