Petrobras assina termo de compromisso para a implantação do Centro Tecnológico da Baixada Santista

Na última sexta-feira (14/03), a Petrobras firmou termo de compromisso com a Prefeitura de Santos, USP, Unicamp, Unesp e Fundação Parque Tecnológico de Santos para a construção do Centro Tecnológico da Baixada Santista (CTBS). O local contará com infraestrutura laboratorial voltada ao desenvolvimento de pesquisas para apoiar as atividades de exploração e produção de petróleo na Bacia de Santos. As obras estão avaliadas em R$ 77 milhões e têm previsão de início em oito meses e entrega em 2016.

Participaram da solenidade, realizada na Prefeitura de Santos, o gerente executivo do Centro de Pesquisas da Petrobras, André Cordeiro, o secretário estadual de Energia, José Aníbal, o prefeito do Município, Paulo Alexandre Barbosa, além de autoridades locais e representantes das instituições de ensino, que coordenarão as atividades do CTBS. “Já avançamos com o desenvolvimento do projeto conceitual em parceria com as universidades e hoje damos mais um passo importante para a concretização deste empreendimento que será referência nacional”, enfatizou Cordeiro.

“Até 2018, a produção do país deve alcançar 3,2 milhões de barris por dia e metade será do pré-sal. O objetivo é aumentarmos a produção nacional até 2020 para 4,2 milhões de barris diários. As grandes profundidades e a distância da costa trarão grandes desafios e o CTBS dará todo suporte às operações na Bacia de Santos para agregar conhecimento e eficiência às atividades”, informou o gerente executivo do Cenpes.

Conforme o secretário estadual de Energia, “a Petrobras está na vanguarda do conhecimento e o estado de São Paulo terá condições de fornecer politécnicos capacitados para as atividades do Centro Tecnológico, gerando empregos e beneficiando a população”. A mesma opinião foi compartilhada pelo prefeito de Santos. “Esta é uma data histórica, pois este equipamento trará ainda mais desenvolvimento para a Região”.

Na ocasião, o prefeito de Santos também encaminhou ao presidente da Câmara, Sadao Nakai, o projeto de lei que autoriza a doação de um terreno de 3.020 m² à Fundação Parque Tecnológico de Santos, que cederá a área ao CTBS por comodato com prazo de 50 anos. O local fica no bairro Vila Nova, onde serão construídos, conforme o projeto conceitual, laboratórios (edificação e equipamentos) relacionados ao conceito de gerenciamento integrado de operações de produção de petróleo, visando atender aos principais desafios tecnológicos do setor.

O centro de excelência terá infraestrutura laboratorial com foco na integração de diversas áreas relacionadas à automação, otimização de processos, gerenciamento remoto, computação científica de alto desempenho, realidade virtual, monitoramento ambiental e logística. Na ocasião, o gerente executivo do Cenpes também assinou o termo de cooperação entre Petrobras e USP para a elaboração do projeto executivo.

Fonte: Agência Petrobras

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*