Petrobras arrenda FPSO para o pré-sal

A Petrobras assinou um contrato para alugar uma plataforma flutuante de produção, armazenamento e descarregamento de navios, ou FPSO, para o campo Iracema Norte do pré-sal na Bacia de Santos.

O reservatório de óleo Iracema Norte é a região do pré-sal das mais prolíficas, que é de muitos quilômetros abaixo do fundo do mar do Oceano Atlântico, e abaixo de uma espessa camada de sal. O pré-sal tem produzido algumas dos maiores descobertas de petróleo nos últimos 20 anos.

A plataforma será capaz de processar até 150 mil barris de petróleo e oito milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, de acordo com a Petrobras, que assinou o contrato de 20 anos com a Schahin Petróleo e Gás SA e a Modec Inc., que irá construir e operar a plataforma, a Petrobras disse.

A FPSO está programada para ser entregue em outubro de 2015 e a produção está prevista para começar em dezembro de 2015, a Petrobras disse.

Iracema Norte está localizada no bloco BM-S-11, na Bacia de Santos. A FPSO será instalada a cerca de 300 quilômetros da costa brasileira, em uma profundidade de água de pouco mais de 2,2 km.

A Petrobras pretende ligar 16 poços na FPSO, oito das quais irão produzir óleo e oito serão utilizados para injetar de volta (gás) para o reservatório.

A Petrobras opera o consórcio BM-S-11, com uma participação de 65%, enquanto o BG Group PLC tem 25% e Petróleos de Portugal detém 10%.

Fonte: Site Onip

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*