O reservatório de óleo Iracema Norte é a região do pré-sal das mais prolíficas, que é de muitos quilômetros abaixo do fundo do mar do Oceano Atlântico, e abaixo de uma espessa camada de sal. O pré-sal tem produzido algumas dos maiores descobertas de petróleo nos últimos 20 anos.
A plataforma será capaz de processar até 150 mil barris de petróleo e oito milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, de acordo com a Petrobras, que assinou o contrato de 20 anos com a Schahin Petróleo e Gás SA e a Modec Inc., que irá construir e operar a plataforma, a Petrobras disse.
A FPSO está programada para ser entregue em outubro de 2015 e a produção está prevista para começar em dezembro de 2015, a Petrobras disse.
Iracema Norte está localizada no bloco BM-S-11, na Bacia de Santos. A FPSO será instalada a cerca de 300 quilômetros da costa brasileira, em uma profundidade de água de pouco mais de 2,2 km.
A Petrobras pretende ligar 16 poços na FPSO, oito das quais irão produzir óleo e oito serão utilizados para injetar de volta (gás) para o reservatório.
A Petrobras opera o consórcio BM-S-11, com uma participação de 65%, enquanto o BG Group PLC tem 25% e Petróleos de Portugal detém 10%.
Fonte: Site Onip