Petrobras Argentina descobre gás natural em Neuquén

A Petrobras Argentina comunicou na terça-feira (15) a descoberta de um novo reservatório de gás natural na área de El Mangrullo, localizada na província de Neuquén, vizinha às cidades de Plaza Huincul e Cutral Co, a 130 km da capital da província. Segundo o comunicado da empresa, o poço exploratório é o M.x-1015, localizado a cerca de 1300 metros de profundidade, na Formación Agrio, que até agora não havia sido produtivo na região.

A companhia afirma que a descoberta foi possível graças à contínua atividade de levantamento de dados nos poços perfurados na área e à reinterpretação dos dados sísmicos e geológicos, em que foram identificados diversos níveis de interesse com condições favoráveis para obter produção de gás de formações que tradicionalmente são improdutivas; usando, adicionalmente, os conhecimentos e a metodologia aplicados com sucesso pela Petrobras Argentina em formações de baixa permeabilidade na bacia de Neuquém.

Embora os resultados deste primeiro poço sejam promissores, ainda não é possível estimar as reservas associadas a esta descoberta, que serão quantificadas por meio de novos estudos e perfurações.

Agrio é a terceira formação com produção em El Mangrullo desde sua entrada em operação, em dezembro de 2006. Atualmente, a área produz aproximadamente 2.000.000 m³/d de gás, que correspondem às formações Mulichinco, a 1600 metros de profundidade, e Tordillo, a 2800 metros. Ambos os reservatórios são considerados de baixa permeabilidade.

A Petrobras Argentina é titular e operadora do contrato para exploração, desenvolvimento e produção na região de El Mangrullo, firmado com a Autarquia Intermunicipal Cutral Co – Plaza Huincul, em 26 de janeiro de 2000.

Trata-se da segunda descoberta anunciada pela Petrobras no último ano. Em novembro de 2012, foi anunciado o sucesso alcançado no poço Estância Campos x-1, da concessão Puesto Peter, localizada na província de Santa Cruz.

Fonte: Agência Petrobras

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*