Ministério confirma primeiro leilão do pré-sal em novembro

Cronograma divulgado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) confirma a data do primeiro leilão do pré-sal no dia 28 de novembro deste ano. O secretário de petróleo e gás do ministério, Marco Antônio Martins Almeida, disse que o governo está na reta final de definição das áreas, que só serão anunciadas em junho.

Está previsto um mix de áreas novas e de áreas unitizáveis, ou seja, blocos vizinhos àqueles onde já existe atividade de exploração. Segundo ele, a presidente Dilma Rousseff também pediu aos técnicos uma antecipação da 12ª rodada de petróleo e gás, originalmente planejada para dezembro. A intenção de Dilma é fazer essa rodada, destinada exclusivamente à exploração de recursos não convencionais, em outubro.
Almeida admitiu que há questões ainda em aberto para esse leilão: qual será o bônus de assinatura (espécie de valor de outorga cobrado) e o índice de conteúdo nacional exigido nos equipamentos e as alíquotas de royalties.

Já para a 11ª rodada, marcada para maio, Almeida crê que deverá gerar de R$ 1 bilhão a R$ 2 bilhões com os bônus de assinatura. O último leilão ocorreu em dezembro de 2008 e, por isso, a demanda reprimida pode elevar os ágios. “O mercado está ávido por blocos, mas não dá para prever como isso se transformará em precificação”, comentou. A assinatura dos contratos, pelo antigo regime de concessão (para áreas do pós-sal), está prevista para agosto.

Fonte: Valor Econômico

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*