Governo aumentará preço dos combustíveis no momento certo, diz Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira, dia 21, que o governo aumentará o preço dos combustíveis “no momento certo”. O ministro disse que não há demanda da Petrobras por um reajuste de até 15% para 2013. “Não há demanda nenhuma da Petrobras. A Petrobras não tem dificuldade de caixa, tem o maior caixa de todas as empresas brasileiras”, disse.

Mantega deu as declarações em resposta a matéria do jornal Folha de São Paulo publicada nesta quarta, afirmando que executivos da Petrobras solicitam o aumento a fim de garantir investimentos. “Ela [Petrobras] não tem dificuldade de investimento, pelo contrário. A dificuldade é de os fornecedores entregarem o produto que foi comprado. Nós temos brigado para que eles entreguem as sondas, as plataformas, os navios para que a gente possa fazer a exploração do petróleo”, disse o ministro.

Segundo Mantega, o governo está satisfeito porque o preço do combustível vem se sustentando sem aumentos. Ele destacou que houve renúncia à arrecadação da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para os combustíveis a fim de garantir que o preço da gasolina e afins ficasse nos mesmos patamares.

O ministro comentou ainda o dólar valorizado em relação ao real, operando na faixa de R$ 2,09. “O câmbio está flutuando. A maioria das moedas desvalorizou porque houve uma apreensão maior com a situação das economias europeia e americana. Ele[real] está na sua trajetória normal. É uma tendência internacional que nós estamos acompanhado”, disse.

Fonte: Redação NN

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*