Etanol de segunda geração da Petrobras recebe prêmio Inovação Ambiental

A tecnologia do etanol de segunda geração da Petrobras, que movimentou minivans durante a Rio+20, recebeu o Prêmio Brasil Ambiental 2012, na categoria “Inovação Ambiental”, na noite desta quinta-feira (9/8), em cerimônia realizada na Bolsa de Valores, no Rio de Janeiro. O prêmio, promovido pela Câmara de Comércio Americana, está na sua 8ª edição e reconhece práticas ambientais desenvolvidas por empresas com atuação no país. 
O gerente de Gestão Tecnológica da Petrobras Biocombustível, Norberto Noschang, representou a Companhia na solenidade e destacou as vantagens da tecnologia que utiliza o bagaço de cana como matéria-prima e permite ampliar a produção de etanol em 40% sem utilizar recursos adicionais da natureza. “Será produzida mais energia renovável com mais racionalidade na utilização de recursos naturais, reduzindo a necessidade de ampliação da área dos canaviais para suprir um mercado crescente”, comentou.
O investimento no desenvolvimento desse projeto faz parte dos US$ 300 milhões previstos para pesquisas em biocombustíveis nos próximos anos. O etanol de segunda geração foi utilizado, em junho deste ano, pela primeira vez, em uma frota com 40 minivans para transporte de conferencistas durante a Rio+20.  E já tem meta, definida no Plano de Negócios e Gestão 2012-2016, de chegar aos postos de combustíveis em 2015, quando está previsto o início da sua produção comercial. 
Resultado de pesquisas – O projeto teve início em 2004 no Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) e vem evoluindo em parceria com instituições científicas e empresas de tecnologia nacionais e internacionais. Hoje, já são 80 mil litros de etanol de segunda geração produzidos em uma planta de demonstração localizada nos Estados Unidos. Uma das parceiras é a KL Energy (atualmente Blue Sugars Corporation), proprietária da unidade onde a tecnologia passa pelos estágios finais de comprovação, sendo testada em escala de demonstração.
Fonte: Agência de Imprensa Petrobras (Gerência de Imprensa / Comunicação)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*