Combustol MG conquista a certificação ISO 14001

A Combustol Minas, empresa do Grupo Combustol & Metalpó, uma das principais corporações industriais do país nos segmentos de fornos industriais, refratários, tratamento térmico e metalurgia do pó, acaba de conquistar a certificação ISO 14001. O selo garante a responsabilidade ambiental no desenvolvimento das atividades da empresa e é considerado como padrão de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) implantado.

“A responsabilidade social faz parte da nossa cultura. Buscamos sempre investir e aprimorar nossos processos para que proporcionem benefícios, não apenas em termos de negócios, mas também ambientais para todos os clientes, parceiros e as comunidades do entorno de nossas plantas fabris. Com a conquista da certificação ISO 14001, ressaltamos, ainda mais, nossa busca incessante por projetos e ações sustentáveis”, comenta o gerente Industrial da Combustol Minas, Rodrigo Rissi.

Entre as práticas sustentáveis adotadas não somente pela unidade de Minas Gerais, mas por todas as empresas do grupo, está a utilização de papéis certificados pela Forest Stewardship Council (FSC). A certificação FSC é um sistema de garantia internacionalmente reconhecido que identifica produtos madeireiros e de outros materiais originados do bom manejo florestal. Em feiras e eventos que participa, a companhia compra créditos de carbono para compensar os gases emitidos no transporte, montagem e manutenção do seu estande. O grupo mantém ainda uma política de tratamento de resíduos e efluentes, reciclagem de materiais e reaproveitamento de sucata nos próprios processos industriais.

“Além das práticas corporativas, incentivamos a consciência ambiental dos nossos colaboradores, reforçando a importância da preservação da água, ar e natureza”, comenta Rissi. Recentemente, o grupo envolveu todos os funcionários na “Ação Ambiental”, promovida todos os anos em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, que compreende duas semanas de atividades de entretenimento entre colaboradores e seus filhos, com concursos internos, treinamentos e palestras direcionadas ao tema.

Inaugurada em 2009, a Combustol Minas possui um parque industrial moderno e com a mais alta tecnologia oferecida no mercado mundial de tratamento térmico, com fornos de atmosfera controlada e módulo supervisório integrado, tornando o conjunto equipamento/processo totalmente automatizado. A empresa oferece hoje serviços de tratamento térmico para mais de 90% do mercado automotivo da região de Minas Gerais, considerada o segundo maior polo automobilístico brasileiro e responsável por mais de 20% da produção nacional de veículos automotivos, segundo a Central Exportaminas, do Governo do Estado de Minas Gerais. Além disso, oferece integração logística total com suas unidades de São Paulo e Rio de Janeiro, onde outros tipos de serviços, como nitretação a gás, tratamentos a vácuo e apoio à produção local por meio de infraestrutura corporativa e laboratórios, estão disponíveis.

 

Fonte: Revista TN Petróleo, Redação com Assessoria

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*