Brasil eleva em 52% quantidade de petróleo exportado em 2015

A quantidade de petróleo em bruto exportada pelo Brasil subiu 52% entre janeiro e outubro deste ano, puxado pela maior produção interna e encomendas de grandes mercados como China e Estados Unidos. O desempenho dá fôlego à balança comercial e amplia a entrada de recursos no País.

“A produção brasileira de petróleo cresceu 10% este ano o que faz com que haja maior disponibilidade do produto para exportação”, diz o diretor do Departamento de Estatística e Apoio à Exportação do Ministério do Desenvolvimento (Mdic), Herlon Brandão.

O aumento das vendas para o mercado exterior ocorre em momento de queda das importações de petróleo e derivados por menor demanda no País, o que contribui para reduzir o saldo negativo da conta petróleo da balança comercial. O Brasil é majoritariamente exportador de petróleo em bruto e importador de derivados de petróleo.

De acordo com dados do MDIC, o saldo negativo da conta petróleo passou de US$ 13,7 bilhões entre janeiro e outubro de 2014 para US$ 4,5 bilhões nos primeiros 10 meses deste ano. O bom desempenho está associado justamente a maiores exportações de petróleo em bruto e menores compras no exterior de derivados de petróleo.

Até o fim de dezembro esse saldo negativo deve diminuir ainda mais, abrindo espaço para possibilidade de saldo positivo em 2016.

“Esse déficit deve baixar mais nos últimos dois meses do ano. Com isso, a conta petróleo da balança comercial deve fechar 2015 perto de zero, ou com um pequeno superávit ou com um pequeno déficit”, projeta o economista da Austin Rating, Alex Agostini.

Fonte: Portal Brasil

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*