Brasil é o 6° maior consumidor de petróleo, diz AIE

A Associação Internacional de Energia (AIE) informou por meio de relatório nesta sexta-feira (18), que o Brasil ocupa o sexto lugar no ranking dos maiores consumidores de petróleo no mundo, ultrapassando a Arábia Saudita, em outubro do ano passado.

De acordo com o documento, o Brasil consumiu média de 3,193 milhões de barris por dia em outubro, volume de 9,3% superior ao mesmo período de 2011. A Arábia Saudita consumiu média de 3,116 milhões de barris no mesmo mês. O Ranking é liderado pelos Estados Unidos, seguido pela China, Japão, Índia e Rússia, respectivamente.

“A demanda por diesel cresceu com o uso adicional na geração elétrica requerido para compensar o suprimento diante das secas nas hidrelétricas”, cita o texto. Segundo o relatório, o consumo brasileiro de diesel aumentou, na média, em 75 mil barris por dia em outubro.

A menor mistura de etanol na gasolina foi outro fator relevante para o aumento do consumo de petróleo brasileiro, pois esta mediada elevou a demanda por derivados na frota de veículos.
Perspectivas favoráveis

O documento da AIE também mostra que o consumo de petróleo no Brasil deve crescer 2,7 neste ano. O País, segundo a agência, deve alcançar consumo médio de 3,089 milhões de barris por dia em 2013. Este número representa uma média de 80 mil barris diários a mais do que o esperado para 2012.

Fonte: Redação NNpetro

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*