Aker assina contrato submarino de longo prazo com Petrobras

A Aker Solutions fechou um contrato com a Petrobras para fornecer equipamentos submarinos para o desenvolvimento de campos do pré-sal em águas profundas no Brasil. O valor do contrato é de aproximadamente U$ 800 milhões, e abrange 60 conjuntos de árvores de natal submarinas verticais, sistemas de controle submarinos, ferramentas e peças de reposição para fornecimento no período de 2014-2018.

“A Aker Solutions tem a honra de trabalhar com um dos líderes mundiais em operações em águas profundas. Este acordo de longo prazo confirma a nossa parceria com a Petrobras e reflete nossa dedicação ao mercado brasileiro”, diz Øyvind Eriksen, presidente executivo da Aker Solutions.

A Petrobras vai utilizar os conjuntos de árvores de natal submarinas no desenvolvimento de campos do pré-sal localizado a 300 quilômetros da costa de São Paulo, na Bacia de Santos.

“Estamos comprometidos com o desenvolvimento da indústria submarina no Brasil através do desenvolvimento de nossa expertise brasileira, apoiada pela nossa rede de competência internacional”, diz Luis Antonio Araujo, presidente da Aker Solutions no Brasil. Para isto, a empresa está investindo em uma nova fábrica de equipamentos submarinos, que será instalada em Curitiba, no Paraná. Este novo centro de tecnologia vai substituir a atual planta – na mesma cidade – em 2015, e empregará cerca de 1100 pessoas.

Apenas os primeiros conjuntos de poço do novo contrato serão produzidos na fábrica existente, enquanto os restantes serão fabricados, montados e testados na nova instalação.

“Continuamos nossos esforços para estabelecer capacidades de produção em grande escala com base nas tecnologias desenvolvidas para a Petrobras durante nossos primeiros projetos do pré-sal. Nossa comprovada tecnologia para o pré-sal dá à Aker Solutions uma forte posição neste mercado, e isso será usado para aumentar ainda mais o nosso conteúdo local, como por exemplo, através do fornecimento local de sistemas de controle submarino. A Aker Solutions tem investido continuamente no desenvolvimento de know-how e expertise de seus funcionários no Brasil”, diz Araujo.

A Aker Solutions também está investindo em outras áreas da indústria offshore brasileira. No ano passado, a empresa anunciou que vai construir uma nova unidade de serviços para o seu negócio de equipamentos de perfuração em Macaé, a 180 quilômetros a nordeste do Rio de Janeiro, expandindo significativamente sua capacidade de atender ao mercado de perfuração em rápido crescimento no país. Esta unidade será a quarta instalação da Aker Solutions no Brasil, juntamente com as unidades em Rio das Ostras, Curitiba e Rio de Janeiro.

Empresa recebe segunda liberação de pedidos da estatal

A Aker também recebeu a segunda liberação de pedido da Petrobras para a entrega de equipamentos submarinos para os desenvolvimentos de campo do pré-sal de Sapinhoá e Lula Nordeste. O contrato é uma confirmação da segunda parte de um acordo assinado em abril de 2010.

O escopo do trabalho abrange 20 conjuntos de árvores submarinas verticais, sistemas de controle submarinos, ferramentas e peças de reposição para entrega no período de 2013-2015.

O contrato é uma confirmação de um acordo assinado em abril de 2010, quando a Petrobras fez o pedido de equipamentos de produção submarina para o campo de Sapinhoá, localizado a 300 quilômetros da costa de São Paulo na Bacia de Santos, em mares brasileiros.

Fonte: Redação TnPetroleo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*