A ExxoMobil anunciou sua 16ª descoberta no offshore da Guiana

Reprodução

A ExxoMobil anunciou sua 16ª descoberta no offshore da Guiana, elevando para mais de 8 bilhões de barris equivalentes (boe) de petróleo e gás o volume de petróleo encontrado no país sul-americano. A descoberta de Uaru foi a primeira de 2020 e está a 16 km do campo de Liza.

De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia da Guiana, com seus 800 mil habitantes, crescerá 86% em 2020 – 14 vezes mais que a economia chinesa. BBC Brasil

O FPSO Liza 1, da SBM Offshore, começou a produzir em dezembro e deve atingir o pico de 120 mil barris por dia. A Exxon já encomendou o segundo FPSO com a SBM Offshore, para 2022 – as empresas têm um acordo de longo prazo.

A nova descoberta coloca o projeto da ExxonMobil no nível do campo de Lula, operado pela Petrobras no pré-sal da Bacia de Santos, que também possui 8 bilhões de boe recuperáveis. Lula é o maior campo brasileiro, com produção de mais de 1 milhão de barris por dia.

Apache e Total confirmaram, recentemente, uma descoberta no offshore do Suriname, associada ao sistema petrolífero na Guiana. A perfuração confirmou a presença de óleo leve, em lâmina d’água de mil metros.

 

Fonte: epbr

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*