Telefone

(22) 2796-6122

E-mail

redepetro-bc@redepetro-bc.com.br

Endereço

Estrada Virgem Santa 657, Botafogo, Macaé(RJ)

Reunião do Comitê Gestor da Rede Petro-BC – Dezembro 2024

O Comitê Gestor da Rede Petro-BC realizou, na quinta-feira, 5 de dezembro, a última reunião mensal do ano, onde os membros fizeram um balanço da participação da Rede na Mossoró Oil & Gas e destacaram as principais ações e eventos de 2024. O futuro da Rede também foi discutido, com a apresentação do calendário de feiras de 2025, a atualização sobre o novo sistema que será implementado para apoiar os associados e o planejamento estratégico da Petrobras para a Bacia de Campos, além de uma análise otimista sobre o mercado na região.

A coordenação da reunião ficou a cargo de Glauco Nader, da Dinamus, que apresentou o Planejamento Estratégico 2025-2029 da Petrobras, destacando a priorização de investimentos na Bacia de Campos após dez anos. “Em dez anos, muitas coisas podem mudar, mas essa projeção já é bastante significativa, pois até 2030 todas as operações estão contratadas. Temos uma perspectiva muito positiva”, afirmou Nader. “A Petrobras buscará perfurar 51 novos poços entre 2025 e 2029. Além disso, haverá supervisão sobre novas fronteiras exploratórias, o que é muito positivo, pois abrirá novos mercados e gerará oportunidades para as pessoas”, acrescentou.


A ênfase nos investimentos na Bacia de Campos gerou entusiasmo entre os participantes da reunião. Nader destacou que a região se tornará prioridade com investimentos de 23 bilhões de dólares (aproximadamente 138 bilhões de reais). “Em 2029, 32% da produção da Bacia virá do pré-sal, com várias interligações de poços. A Bacia de Campos é a principal da Petrobras, pois a empresa já conhece sua geologia, possui infraestrutura montada, unidades operacionais, mercado fornecedor, além do Porto de Imbetiba e Cabiúnas”, afirmou Nader. Ele ressaltou que a região também terá hubs de captura de carbono, no Rio de Janeiro, em Cabiúnas, e no Espírito Santo.


Entre as boas notícias, também foi destacado que o petróleo se tornará o principal produto da pauta de exportação do Brasil em termos de receita, com previsões de liderança nas exportações em 2024, além de um crescimento do PIB superior a 4% este ano.


Calendário de Feiras de 2025
Durante a reunião, foi apresentado o calendário de feiras para 2025, que incluirá importantes eventos nacionais e internacionais, como FPSOs, IBEM, Amazonas Oil & Gas, Vitória Petroshow, FPSO Brasil Congress, OTC 2025, Bahia Oil & Gas, Sergipe Oil & Gas, Espírito Santo Mec Show, Argentina Oil & Gas e Mossoró Oil & Gas 2025. Um dos planos discutidos foi convidar o gerente da Petrobras para uma apresentação sobre os planos da empresa na região, além de um representante do Porto do Açu.


Sistema da Rede Petro
Os participantes também foram atualizados sobre o desenvolvimento do novo sistema da Rede Petro, que será implementado para dar suporte aos associados e auxiliar na evolução da Rede para um hub de suprimentos. Verônica Fang, da Rede Petro-BC, fez uma apresentação sobre as interfaces e funcionalidades do sistema, destacando seu potencial para otimizar a interação entre os membros da Rede.


Avaliação da Participação no Mossoró Oil & Gas
A edição de 2024 da Mossoró Oil & Gas foi amplamente elogiada pelos participantes da reunião, que estiveram presentes no evento. Saulo Aquino, da Tecnogera, ressaltou o ambiente positivo para a geração de negócios, destacando a importância de eventos como esse para que clientes e parceiros se encontrem e fechem novos acordos.


Já Mauro Destri, da Destri Energy, enfatizou a necessidade das empresas se prepararem adequadamente para as feiras de negócios. “Elaboramos um produto específico para a Mossoró Oil & Gas, voltado para o mercado onshore. Isso foi muito proveitoso. Fizemos 63 contatos, dos quais 34 já demonstraram interesse em nosso produto, o que provavelmente resultará em vendas”, explicou Destri.


Sorteio de Associados
Durante a reunião, as empresas associadas Armazém Offshore, Celem, Vidal Assessoria Contábil, Onze Serviços e Locações e Relyon Nutec Brasil foram selecionadas para serem destacadas em matérias no site da Rede Petro-BC. A assessoria de comunicação entrará em contato com as empresas para agendar entrevistas e cobrir suas iniciativas.

O Comitê Gestor da Rede Petro-BC realizou, nesta quinta-feira, dia 5 de dezembro, a última reunião mensal do ano. Os integrantes fizeram um balanço da participação da Rede na Mossoró Oil & Gas, além de destacarem as principais ações e eventos do ano de 2024. O futuro também esteve em pauta, com a apresentação do calendário de feiras em 2025, a atualização sobre o novo sistema a ser implantado pela Rede (com vistas à evolução para hub de suprimentos), além de uma análise positiva em relação ao futuro do mercado na Bacia de Campos, a partir do Planejamento Estratégico 2025-2029 apresentado pela Petrobras. A coordenação da reunião ficou a cargo de Glauco Nader, da Dinamus.


O Planejamento Estratégico da Petrobras que voltará a priorizar investimentos na Bacia de Campos, após 10 anos. Para o coordenador Glauco Nader, a opção muda completamente a perspectiva de negócios na Região.


“Em 10 anos tudo pode mudar, mas já é uma projeção bastante importante, visto que até 2030 está tudo contratado. Nós temos uma projeção bastante positiva”, destacou Nader.
“A Petrobras vai procurar 51 novos poços de 2025 a 2029. Nos próximos anos, vai ter uma proliferação de novas fronteiras exploratórias, o que é muito positivo para a gente, com a abertura de novos mercados”, avaliou Nader.


Os dados sobre a Bacia de Campos animaram os participantes. “Ela volta a ser prioridade com 23 bilhões de dólares (aproximadamente 138 milhões de reais) em investimentos. Em 2029, começa a atuação do pré-sal. Em 2029, 32% da produção da Bacia de Campos virá do pré-sal. Com várias interligações de poços. A Bacia de Campos é a Bacia da Petrobras, uma vez que a empresa conhece a geologia, tem infraestrutura montada, tem as unidades, tem um mercado fornecedor, tem o Porto de Imbetiba, tem Cabiúnas. Ou seja, tem a melhor infraestrutura do país montada. E ainda vai ter antes a possibilidade de captura de carbono no Rio de Janeiro, em Cabiúnas, e no Espírito Santo”, destacou Nader durante a apresentação.


Entre as boas notícias, foi destacado também o fato do petróleo passar a ser o principal produto da pauta da exportação do Brasil em receita (deve fechar o ano na liderança de exportações pela primeira vez) e o crescimento acima da expectativa do PIB em 4% esse ano.


Feiras 2025
Durante o encontro, foi apresentado o calendário de feiras para 2025, com apresentação de eventos nacionais e internacionais como: FPSOs, Ibem, Amazonas óleo & Gas, Vitória Petroshow, FPSO Brasil Congress, OTC 2025, Bahia Oil & Gas, Sergipe Oil & Gas, Espírito Santo Mec Show, Argentina Oil & Gás e o Mossoró Oil & Gas 2025.
Entre os planos está convidar o gerente da Petrobras para a realização de uma apresentação dos planos da empresa na região e apresentação de um representante do Porto do Açu.

Planejamento Estratégico 2025
Os participantes também tiveram a oportunidade de se atualizar sobre a evolução do desenvolvimento do sistema da Rede Petro, que será implantado para dar suporte aos associados com o objetivo de ser uma ferramenta na evolução da Rede para um hub de suprimentos. Verônica Fang, da Rede Petro-BC, fez a apresentação de interfaces e apresentou algumas das funcionalidades do sistema.


Participação no Mossoró Oil & Gas
A edição 2024 da Mossoró Oil & Gas foi bastante elogiada pelos participantes da reunião que estiveram presentes no evento. Saulo Aquino, da Tecnogera, destacou o clima positivo para a geração de negócios e a importância de eventos como esses para que os clientes e parceiros se encontrem e fechem novos negócios.


Já Mauro Destri, da Destri Energy, destacou a necessidade das empresas se prepararem adequadamente para as feiras de negócios. “Elaboramos um produto específico para a Mossoró Energy & Gas, para as empresa onshore. Isso foi muito bom. Fizemos 63 contatos e, desses, 34 enviaram e-mail com interesse no nosso produto e, provavelmente, se transformarão em vendas. Então, foi um trabalho diferente.”, explicou.


Sorteio de Associados
As empresas associadas Armazém Offshore; Celem e Vidal Assessoria Contábil, Onze Serviços e Locações; e Relyon Nutec Brazil foram selecionadas para serem destaque em matérias no site da Rede Petro-BC. A assessoria de comunicação entrará em contato para agendar entrevistas.