No dia 15 de outubro, a Rede Petro-BC celebrou 20 anos e promoveu aos associados e convidados um evento comemorativo na última quinta-feira (19), no Hotel Royal Macaé. A solenidade foi marcada pelo relato histórico do movimento, presença de instituições parceiras e representantes de entidades que construíram essa trajetória de união, solidez e reconhecimento.
Membro do Comitê Gestor, Glauco Nader iniciou a recepção com agradecimentos aos associados, parceiros, empresários e convidados. “20 anos se passaram desde o surgimento da Rede Petro-BC, uma ideia proposta pelo Sebrae observando uma experiência da Rede Petro-RS. Uma ideia abraçada pela Prefeitura de Macaé e pela Petrobras, que logo se tornaram parceiras de primeira hora. Após um estudo realizado pela COPPE/UFRJ de modelagem do então APL de P&G surgem as bases para o lançamento do que é hoje a maior rede de negócios da indústria de O&G do País”, classificou Nader.
Glauco resgatou o contexto histórico do período de criação da Rede Petro-BC no recém inaugurado Centro de Convenções em 2003, local de sua primeira estrutura física alocada na Prefeitura de Macaé, depois no Sebrae Macaé, em seguida no SESI e, finalmente, com a inauguração do SENAI, com a sala definitiva por mais de uma década. “Somos uma organização singular que provavelmente, não será possível replicá-la em outros lugares devido às características da indústria de O&G, suas instituições, as características de Macaé e região, as empresas e empresários, enfim, as pessoas que não podem ser replicadas”, completou Glauco que, em seguida, convidou à palavra representantes de instituições que contribuíram de todas as formas possíveis, tempo, dinheiro, credibilidade, funcionários, risco etc, para que esse modelo organizacional fosse implementado. A ACIM como parceiro jurídico e financeiro, o SENAI como parceiro que acolhe fisicamente, o SEBRAE como parceiro da estratégia e do apoio constante nas ações, a Petrobras com as contribuições constantes de informações qualificadas e participação ativa, a Prefeitura de Macaé sempre disponível para as solicitações e aberta ao diálogo, e os protagonistas da história: os associados.
O Vice-presidente da ACIM, Olavo da Silva Pinheiro Júnior, o representando da Firjan, Francisco Roberto de Siqueira, o Coordenador Regional do Sebrae/RJ, Guilherme Reche, o Gerente Geral da Bacia de Campos da Petrobras, Alex Murteira, o Secretário Adjunto de Políticas Energéticas da Prefeitura Macaé, Thiago Rocha Gomes, agradeceram o convite e o relacionamento constante para fortalecimento da Rede Petro-BC.
Além destes parceiros, as ações da Rede Petro-BC cresceram nos últimos anos por meio de novas parcerias com instituições de relevância no setor, como SPE, EIC, ABPIP, ANP, EPE e IBP.
Em seguida foi apresentada uma linha do tempo da Rede Petro-BC contemplando personagens importantes na construção da rede e algumas das muitas ações realizadas ao longo dos 20 anos. O vídeo produzido em celebração aos 20 anos da Rede Petro-BC foi exibido e pode ser acessado aqui.
Ao final, o Gerente Geral da Bacia de Campos, Alex Murteira, apresentou o histórico dos 70 anos da Petrobras e a relevância da Bacia de Campos nesse processo sendo estimulada por organizações como a Rede Petro-BC.