A Rede Petro-BC, o Energy Industries Council (EIC) e o Sebrae promoveram o encontro “Oportunidade com a Wood” no dia 11 de abril de 2023, no auditório da UENF, Parque Bellavista, em Macaé. A empresa apresentou perspectivas para a cadeia de suprimentos e oportunidades para fornecedores aos associados, parceiros, empresários, autoridades e demais convidados.
A parceria representada pelo gerente Regional Norte Fluminense do Sebrae/RJ, Guilherme Reche, pela Diretora da EIC, Clarisse Rocha, e pela Business Development Manager, Gabriella Fernandes, para a concepção do evento foi ressaltada, bem como o agradecimento aos patrocinadores JBS Inspeção e Ensaios, AM Souza, High Supply, Jevin e Polar.
O membro do Comitê Gestor da Rede Petro-BC, José Walmir Moreira, e representante da SPE – Society of Petroleum Engineers, apresentou os benefícios, formas de associação e eventos relacionadas ao Upstream da indústria de petróleo e gás.
O coordenador da Rede Petro-BC, Glauco Nader apresentou detalhes sobre a força da Rede Petro-BC, estabelecida pela quantidade de empregos gerados, faturamento, contribuição tributária, dentre outros indicadores, no que tange ao relacionamento junto aos demais órgãos do segmento de Petróleo e Gás. “Nós fomos convidados para estar junto com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (ABESPetro), a Associação Brasileira de Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP), a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) e o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), representando os fornecedores”.
Os representantes do EIC, Clarisse Rocha, Pietro Ferreira e Kevin Pedrosa, apresentaram oportunidades em projetos de energia na América do Sul, contemplando o Supply Map, um banco de dados de empresas da cadeia de suprimentos em todos os setores de energia, que cobre cinco regiões: Reino Unido, Brasil, Malásia, Emirados Árabes Unidos e Texas/EUA. Pedrosa classificou o conjunto de bancos de dados da EIC como uma ferramenta avançada de inteligência de mercado de energia. Este mapa atualizado contempla mais de 3.500 empresas da cadeia de suprimentos do setor de energia, podendo fornecer informações relevantes para realizar análises de mercado para pesquisar possíveis parceiros de negócios, concorrentes em potencial ou para criar listas de empresas que podem precisar de seus produtos e serviços.
O último palestrante da noite, o presidente da Wood Brasil, Hugues Corrignan, apresentou um pouco do histórico da empresa, que conta com cerca de 35 mil profissionais em 60 países, e a trajetória que a tornou uma das principais empresas de consultoria e engenharia do mundo, operando nos mercados de energia e materiais. Em seguida, Corrignan detalhou o escopo de projetos para o Brasil, os principais desafios, as perspectivas para a cadeia de suprimentos e as oportunidades e desafios para fornecedores se envolverem nos projetos da Wood. “A escala global e o nosso compromisso com a segurança e a qualidade são os pilares da nossa estratégia. A gente que construir aqui no Brasil um ótimo lugar para se trabalhar, com foco no crescimento rentável e na qualidade do serviço. As oportunidades de maior volume são para a área de operação”, pontuou.