Na noite de quinta-feira, 5 de maio, a Rede Petro-BC realizou a reunião mensal do Comitê Gestor, que iniciou com apresentação das notícias de destaque no setor de O&G, ressaltando o cenário positivo para o mercado de Macaé.
NOTÍCIAS DO SETOR
• O preço do barril do petróleo está oscilando muito, ainda muito elevado (em torno de U$100). Mesmo que abaixe, não deve abaixar muito e a expectativa é que ainda permaneça elevado por um bom tempo, muito por conta da guerra na Ucrânia.
• Macaé recebeu do Inea a licença de instalação da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), ligada ao Terminal Portuário de Macaé (TEPOR). Esse é um passo importante para que o município se consolide como rota de gás e atraia novos investimentos nesse novo ciclo de desenvolvimento.
• Petrobras libera uma grande licitação de sondas, a partir desse ano, para operação nos próximos quatro anos (renováveis por mais quatro) ou três anos (renováveis pelo mesmo período). O objetivo da companhia é substituir contratos que vencerão em 2023. Isso tende a aumentar a capacidade exploratória, o que é muito bom pra Macaé já que a maioria das empresas está instalada no município.
• TechnipFMC fecha o 5º contrato com a ExxonMobil na Guiana numa operação milionária referente a aquisição de seis risers flexíveis para instalação no bloco Stabroek. Além do novo contrato, foi dado o sinal verde para o projeto do sistema de produção submarino (SPS) no campo de Yellowtail, cujo projeto foi fechado em novembro de 2020 e aguardava decisão final da Exxon.
• Investimento de R$16 bilhões, para revitalização de campos maduros na Bacia de Campos, foi anunciado pela Petrobras na OTC. Área que abriga campos maduros receberá novas plataformas e ganhará dinamismo.
• A Petrobras confirmou, no dia 28 de abril, a venda de Albacora Leste (Bacia de Campos) para a PetroRio por US$ 2,2 bilhões. O empreendimento prevê resultados positivos para a empresa, que praticamente dobrará de tamanho, tanto em produção quanto em receita e Ebitda.
• Macaé é incluída na Lei Rosinha de incentivo fiscal, que já beneficiava municípios vizinhos. Tão logo seja publicada, a lei irá beneficiar a indústria com alíquota de 2%, o que favorece aos condomínios industriais ao atrair novos investimentos.
REDE PETRO-BC NA REUNIÃO DO PROMAR
A Rede Petro-BC foi convidada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) para participar de reunião sobre a continuidade das ações do PROMAR. O foco era uma apresentação do Conselho Nacional de Política Energética a respeito da definição do conceito de campos maduros.
Além do Representante da Rede Petro-BC, estiveram presentes na reunião, em Brasília, representantes da ANP, do IBP, da ABPIP, da ONIP, da EPE, da PERENCO e da PetroRio. A reunião foi conduzida por Rafael Bastos, Secretário de Óleo e Gás do MME, que além de apresentar um feedback sobre o PROMAR, falou sobre a nova resolução, que está em consulta pública, sobre o que são campos marginais, a alíquota flexível aplicada a eles e os critérios de produção.
É importante salientar que a partir dessa regularização não se está falando de redução de royalties, mas da modernização e adequação de alíquotas de royalties para poder produzir campos marginais e continuar gerando emprego e renda. Essa resolução abrange uma ordem de grandeza de 5% da produção nacional.
O convite do MME denota o reconhecimento da Rede Petro-BC no mercado regional e nacional de O&G, conquistando assim um espaço importante de fala, contribuição ativa e de estreito relacionamento em esferas pública e privada.
NOVO ASSOCIADO
A Rede Petro-BC, que hoje reúne mais de 100 fornecedores de bens e serviços para a cadeia produtiva de petróleo, gás e energia, dá boas vindas ao novo associado, a PETROGOTAS Serviços, uma empresa de manutenção, reparo e outros serviços para toda a cadeia onshore e offshore, desde limpeza de tanques de água, de dutos, coifas, tanques de óleo, como também oferece mão de obra qualificada para diversos serviços como caldeireiro, soldador e outros.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Em relação aos eventos, ressaltou-se o sucesso dos seminários realizados com a MODEC e com a ENGEMAN no mês de abril, e reforçou-se a agenda dos próximos eventos, que serão o seminário com a OCYAN, no dia 10 de maio, às 17 horas, no auditório da UENF, e a RODADA DE NEGÓCIOS, que acontecerá no dia 29 de junho. Diversas outras ações estão sendo planejadas no campo das articulações institucionais de ordem governamental e empresarial, além da promoção de network entre os associados.
COMITÊ GESTOR
Foi discutido a ampliação do número de vagas de membros associados no Comitê Gestor da Rede Petro-BCe três empresas se candidataram e foram aceitas. São elas: DIESTWELL, INFOTEC e BSM SERVIÇOS.
DEMANDAS EM ABRIL
Foi apresentado um balanço das demandas geradas pelos associados nesse ano. No mês de abril foram 11 demandas, num acumulado de 39 até então em 2022. No ano passado chegou a um total de 112 demandas e a meta é que esse montante anual seja superado. Aos associados interessados, vale a pena conferir o painel de acompanhamento no sistema e verificar as possibilidades de novos negócios.
ASSUNTOS GERAIS
Para finalizar os tópicos de assuntos dessa reunião, alguns pontos gerais foram destacados como:
• Missão para a Guiana
Aguardando agendamento de datas e articulações finais para ser organizada e divulgada.
• Brasil Offshore
A Rede Petro-BC está em contato com o governo municipal para acompanhar a real possibilidade de sua realização no Centro de Convenções, em junho de 2023, e para isso aguarda o lançamento do edital de reforma daquele espaço, o que os representantes governamentais afirmam estar em fase final. Uma comitiva do México está se organizando para vir verificar a possibilidade de se realizar a feira em Macaé.
• Desafios de Inovação
Formatar metodologias e fazer com que o mercado conheça novas soluções. Essa é a ideia desse projeto,criado pelo comitê gestor da Rede Petro-BC, que contempla seus associados reunindo diversas empresas e entidades, numa parceria em tono de suas demandas por soluções inovadoras. O projeto ainda está em fase de formatação e aprovação e, vale ressaltar que, ele não gerará receita, pois os serviços não serão cobrados.
MATÉRIA COM ASSOCIADOS
As empresas associadas sorteadas, que serão tema de matérias no site da Rede Petro-BC, foram:
• NORMATEL ENGENHARIA
• GLOBOMAR
• VALCESTER VÁLVULAS
• PLANISPHER
A assessoria de imprensa entrará em contato para agendamento das entrevistas.