Telefone

(22) 2796-6122

E-mail

redepetro-bc@redepetro-bc.com.br

Endereço

Estrada Virgem Santa 657, Botafogo, Macaé(RJ)

Reunião do Comitê Gestor da Rede Petro-BC – novembro 2021

Na tarde da última quinta (4), a Rede Petro-BC realizou a reunião mensal do Comitê Gestor, desta vez de forma híbrida, marcando a volta de membros presentes desde a última reunião presencial, que ocorreu em fevereiro de 2020. Glauco Nader, membro da coordenadoria, conduziu a reunião iniciando com a apresentação da pauta.

O bloco das notícias foi aberto com o valor do barril, que chegou a US$80, sem perspectiva de abaixar até o fim do ano, indicando aumento do valor do combustível nas bombas, mas também o crescimento de demandas para o setor de P&G. Seguindo, falou-se sobre o contrato da OneSubsea, no valor de US$200 milhões, para atividades submarinas nos campos da Petrobras em Macaé e a escolha da PetroRio para negociações de campos petrolíferos offshore em Albacora, com a separação do campo de Albacora Leste, ampliando as possibilidades de negócios.

Também foram notícias a nova descoberta da ExxonMobil, no offshore da Guiana, com capacidade estimada de aproximadamente 10 bilhões de boe e a publicação do planejamento da empresa em elevar os investimentos em 2022 na Guiana e no Brasil. Na sequência destacou-se o novo plano estratégico da Petrobras (2022-2026), que prevê aumento nos investimentos com base na valorização do preço do petróleo e o bloco foi encerrado com a notícia da Agência Alemã de Cooperação Internacional, que anunciou um investimento de 34 milhões de euros para o desenvolvimento de projetos de produção de hidrogênio verde no Brasil, ao longo dos próximos dois anos, colaborando com a instituição de um marco regulatório de H2V no país, dando prosseguimento ao Programa Nacional de Hidrogênio do Ministério de Minas e Energia.

Dando continuidade, foram apresentadas as duas novas empresas associadas da Rede Petro-BC, que são a ENGEATEC Engenharia e Soluções Navais (Campos/RJ) e a THREAD PIPE MACHINE Tecnologia e Qualidade (Macaé/RJ).

As ações realizadas no segundo semestre, que tiveram o foco estratégico na aproximação com grandes operadoras, no intuito de acompanhar o status das atividades operacionais e as perspectivas para os próximos anos, foram apresentadas, ressaltando o sucesso dos encontros realizados com cada uma delas e destacando as duas próximas ações, que serão o webinar com a 3R PETROLEUM, no próximo dia 18 de novembro, e o encontro com a Petrobras para fechamento do ano e comemoração dos 18 anos da Rede Petro-BC.

Na sequência, foi relatada a quantidade de demandas geradas para associados da Rede Petro-BC, que em outubro foram 10, acumulando um total de 98 durante o ano de 2021. Para dar visibilidade a esse item e incentivar cada vez mais demandas entre os associados, um novo painel está sendo adotado para facilitar o acompanhamento sobre quem são as empresas demandantes, as ofertantes, os contatos dos demandantes e as demandas mensais geradas.

O planejamento estratégico para 2022 também foi um ponto abordado nesta reunião. Ele será baseado no que a Rede Petro-BC vem realizando ao longo dos últimos anos, avaliando o que funcionou, o que ainda pode ser feito, os assuntos que são de maior interesse para as empresas associadas, as melhores formas de abordá-los. Tudo para identificar as demandas do mercado e gerar oportunidades de negócios. Além disso, devido ao grande crescimento do número de associados, questões de organização interna precisam ser revistas e implantadas para melhor representatividade, acesso às informações do mercado e consolidação de seu posicionamento junto às operadoras.

Para finalizar a reunião foi feito o sorteio das quatro empresas associadas, que serão entrevistadas, para compor matérias no site da Rede Petro-BC no mês de novembro. São elas: Luzone Legal Advogados, Altus, Sdrill do Brasil Offshore e Efitrans Transportes.