Na noite da última quinta (7) foi realizada reunião do Comitê Gestor da Rede Petro-BC, referente ao mês de outubro, com a direção do Coordenador Leonardo Dias e a participação de diversos associados e convidados.
Introduzindo a pauta da reunião com as notícias, Leonardo ressaltou o valor do preço do petróleo, que iniciou o ano custando em torno de U$50 e chegou na casa dos U$83 nos últimos dias. Esse valor se reflete no custo para o consumidor do combustível, mas tem impacto positivo para o mercado e favorece investimentos no Brasil.
O associado Mauro Destri falou sobre o leilão da ANP, assunto de destaque dessa semana, que teve 5 dos seus 92 blocos de petróleo e gás arrematados, sendo que nenhuma proposta foi feita para as áreas no entorno de Fernando de Noronha, inclusive sem proposta da própria Petrobras, apesar de inscrita. Foram arrematados 2 blocos no setor SS-AP4 e 3 blocos no setor SS-AUP4, ambos na Bacia de Santos, e as outras 3 bacias (Campos, Pelotas e Potiguar) não receberam propostas para os blocos ofertados. Segundo Destri, muito se deu pelo fato de estarem em áreas de sensibilidade ambiental e o risco de devolução por não se conseguir os licenciamentos necessários. A Shell foi a empresa predominante na aquisição dos blocos arrematados, que juntos possuem potencial estimado de 7 bilhões de barris de óleo. O total de investimentos previstos está em torno de R$136 milhões e esse cenário é propício para realização de ótimos negócios. Os demais blocos não arrematados seguem em oferta permanente.
Leonardo seguiu com as demais notícias sobre o pacote de desinvestimento dos campos de Albacora e Albacora Leste, na da Bacia de Campos, que deve ter o nome de seu comprador anunciado até o fim da semana que vem. O negócio está entre os consórcios PetroRio/Cobra e Enauta/3RPetroleum/Talos Energia/EIG Global Energy Partiners, havendo a chance de a operação acabar sendo desmembrada entre os dois grupos.
Outra notícia com importância relevante para a cidade de Macaé foi a divulgação da Eneva sobre potencial investimento no Terminal Portuário de Macaé (TEPOR) e outras estruturas adjacentes, que denota negociações ocorrendo. Um acordo de exclusividade foi assinado com o Grupo Vale Azul Participações (GVA) para a formação da joint venture para desenvolver e operar o projeto do terminal.
Na sequência, foi falado sobre as expectativas de especialistas, que apontam para uma retomada da demanda global por petróleo, aos níveis de pré-pandemia, até o final do primeiro trimestre de 2022. Essa previsão está alinhada com o que pensa a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
Também mencionou-se sobre a contratação da Schlumberger, Baker Hughes e Halliburton para os serviços de perfuração nos projetos de Frade e Wahoo, com previsão de início no primeiro trimestre de 2022, e o contrato firmado pela Wilson Sons, que prestará suporte logístico à campanha de perfuração da petroleira francesa Total Energies no bloco C-M-541, localizado na Bacia de Campos.
Dando prosseguimento à reunião, foram apresentados os quatro novos associados da Rede Petro-BC: HAGANAM Segurança, OCEAN MARINE, SURCO e a SENIOR Treinamento e Gestão.
O aniversário de 18 anos da Rede Petro-BC, que será no dia 15 de outubro, também foi lembrado, apesar de não poder ser comemorado ainda, devido ao período de pandemia. Um cronograma foi apresentado destacando a progressão dos acontecimentos desde o ano de 2005, quando da sua fundação, até os dias de hoje. A data não passará em branco, mas será festejada em um momento mais propício.
Dentre as ações para o segundo semestre, foram destacados os encontros com as operadoras: TRIDENT e PERENCO, nos dias 14 e 28 de outubro, consecutivamente. Os encontros passados foram citados ressaltando o sucesso de suas realizações e foi solicitado aos associados a soma de esforços para conseguir realizar os demais previstos, porém não confirmados, com a PETRORIO e 3R PETROLEUM. O encontro de fechamento do ano, ainda a ser confirmado, mas já muito esperado, estima-se que seja com a PETROBRAS.
Gerar oportunidades de negócios é o objetivo da Rede Petro-BC. Por isso, foi apresentado um apanhado de demandas entre os associados. Nos últimos 30 dias foram 5 novas demandas num acumulado de 88 no ano de 2021. Foi falado sobre a dificuldade de se ter informações sobre o montante de movimentações financeiras gerado por essas demandas, o que seria de grande importância para fins de incentivo para novos negócios.
Para encerrar a reunião, no bloco assuntos gerais, ficou combinado de ser enviada aos associados a planilha sobre os contratos da Petrobras e foi feito o sorteio das 4 empresas, que terão matéria no site e redes sociais da Rede Petro-BC no mês de outubro. São elas: Dinamus Consultoria, JN Engenharia, Mastercon Construção e Transforma Gerenciamento de Resíduos.