A Rede Petro-BC realizou na tarde da última terça (28) mais um Webinar Petróleo & Gás, com a Operadora Karoon, com o objetivo de acompanhar o status das atividades operacionais e explanar sobre as perspectivas de investimentos para os próximos anos, em especial para 2022.
A reunião iniciou com Marcos Cunha, representando uma das empresas patrocinadoras do evento, a Dassault Systms, spin-off da SudAviation, com forte atuação no Brasil no segmento aeronáutico, de manufatura e com grande presença no segmento de Óleo & Gás, principalmente junto à Petrobras, com soluções na área de simulações, sobretudo nas atividades de campos maduros.
O convidado Ricardo Abi Ramia já atuou como Gerente de Operações do Campo de Marlim e Gerente Geral da Unidade de Negócios do Rio de Janeiro (UN-Rio). Atualmente é Vice-Presidente de Operações na Karoon Petróleo & Gás. Ele elogiou a estrutura montada pela Karoon Energy como empresa prestadora de serviços de competência para atender a indústria do petróleo em Macaé e destacou a Karoon Energy como uma empresa global de exploração e produção de petróleo e gás, sediada na Austrália e com escritório no Brasil, onde tem sede em Itajaí-SC. Seus ativos se concentram ao sul da Bacia de Santos, nos campos de Baúna, Neon e Goiá. A empresa tem 100% dos ativos de produção em território brasileiro, com uma produção de cerca de 14 mil barris por dia.
Abi Ramia também ressaltou as características operacionais da unidade de produção, a performance, o desempenho em SMS e a cultura de segurança da Karoon, além da campanha de intervenção no campo de Baúna e o desenvolvimento de Patola, com investimentos de milhões de dólares, objetivando mais do que dobrar sua produção até o primeiro trimestre de 2023.
Ricardo apresentou dois dos membros de sua equipe: Silvia Latorre, Gerente de Operações de Baúna, e Leonardo Feferkorn, Gerente de Suprimentos, que foram convidados a para o Webinar por serem aos profissionais na Karoon com maior interação com as indústrias e as empresas prestadoras de serviço.
Leonardo falou sobre o sistema próprio de cadastro de fornecedores, que a Karoon tem, explicou sobre o tipo de produto e serviço que atendem suas demandas como operador do campo e convidou a todos os associados interessados da Rede Petro-BC a efetuarem o cadastro. Abi Ramia destacou que os maiores demandadores de serviços são empresas que operam no entorno de suas operações, como Maersk, Technip FMC, Water Ocean, Itashore (base de Itajaí) e mencionou alguns itens que são contratados pela Karoon diretamente, como produtos químicos do processo: silicone, polieletrólitos, fluido de controle hidráulico e diesel.
A reunião contou com a participação de mais de 150 participantes tanto pelo Microsoft Teams como pelo Youtube, canais disponibilizados pela Rede Petro-BC para associados e convidados.